sexta-feira, dezembro 28, 2018

TRUMP: «ESTAMOS EM PAÍSES NOS QUAIS A MAIORIA DAS PESSOAS NUNCA OUVIU FALAR, É RIDÍCULO»

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou durante uma visita surpresa ao Iraque nesta Mércores (26) que os EUA não podem continuar a ser a 'polícia do mundo'.
"Os Estados Unidos não podem continuar sendo a polícia do mundo", disse Trump. "Não é justo que o fardo caia todo sobre nós, os Estados Unidos".
Trump explicou que outros países devem expressar vontade em contribuir para a derrota de grupos terroristas como Daesh, que é proibido na Rússia.
"Na Síria, [o presidente turco Recep Tayyip] Erdogan disse que quer derrotar o ISIL [Daesh], o que sobrar, os remanescentes do ISIL. E a Arábia Saudita veio e disse que vai pagar pelo desenvolvimento económico. O que é óptimo, o que significa que nós não vamos pagar", disse Trump.
O presidente norte-americano ainda apontou que a presença militar dos Estados Unidos foi expandida globalmente — uma situação que caracterizou como ridícula: "Espalhámo-nos pelo mundo inteiro. Estamos em países que a maioria das pessoas nunca sequer ouviu falar. Francamente, é ridículo", disse Trump.
Em 19 de Dezembro, a Casa Branca anunciou que os EUA iriam retirar 2 mil soldados da Síria. Isto seria feito entre 60 e 100 dias. O motivo alegado por Trump é de que o Daesh foi derrotado. A administração também afirmou que pretende retirar as tropas do Afeganistão.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018122612991813-donald-trump-eua-exrcito-siria-afeganistao/?fbclid=IwAR0X1oD5HeYbS7NT5gdpn9FM9FOGvAnqfWEcBktEzecVwXPXTJRjfdlFUkQ

* * *

De uma maneira ou de outra, seja por motivos puramente económicos ou não, o que Trump está na prática a fazer é a negar um papel imperialista aos EUA. Recorde-se - e não é preciso grande esforço de memória para o fazer - que uma das acusações clássicas que todas as esquerdas políticas fazem aos EUA é de imperialismo. Ora agora um presidente americano adopta uma narativa não imperialista, com laivos até de anti-imperialismo... mas claro que a Esquerda continua a odiá-lo, bem como o resto da elite reinante no Ocidente, porque o que toda essa trupe quer é mesmo que os EUA possam ser usados como ferramenta globalizadora...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se fosse o Obama a fazer isto era logo aí k ele e boa pessoa, e pacífico, etc. Era ainda mais endeusado. Ganhava outro Nobel da paz

29 de dezembro de 2018 às 15:12:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home