domingo, setembro 23, 2018

TOIROS MORTOS À PAULADA NA MOITA SUSCITAM INDIGNAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PAN

O partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) pediu nesta quinta-feira explicações ao Governo “sobre o violento acontecimento da passada noite de 10 para 11 de Setembro, na Moita, na qual um toiro foi morto à paulada e com farpas depois de ter rasgado a zona do períneo de um indivíduo” no decurso de uma largada nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
O PAN denuncia ainda a morte de um outro touro nas mesmas festas durante a largada, “alegadamente por ter partido a coluna” durante uma largada de bois. “O animal morreu em plena via pública, sob o olhar de adultos e crianças, sem que ninguém lhe tivesse prestado qualquer auxílio chamado um médico-veterinário para mitigar o seu sofrimento, como se pode ver num vídeo registado e partilhado por um membro da assistência”, diz o partido.
No seguimento destes acontecimentos, o PAN solicitou ao Ministério da Administração Interna “esclarecimentos sobre várias questões, nomeadamente se o evento contava com a presença de órgãos de polícia criminal, quais os órgãos e quantos elementos de polícia criminal envolvidos na segurança do evento em crise, quantos autos de contra-ordenação foram levantados durante estes eventos festivos em 2018 e se foi levantado algum sobre as duas situações apontadas que levaram à morte dos touros”.
O partido questionou também o Ministério da Cultura sobre se a Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC) tomou conhecimento destes factos, que “providências” equaciona “desenvolver no sentido de impedir este género de situações, querendo ainda saber se, face ao sucedido, o Ministério considera que estas festividades reúnem as condições necessárias de segurança para que possam ocorrer”.
Ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o PAN perguntou se este tipo de eventos – festas populares com ocorrência de largadas – conta com a presença de algum médico-veterinário e de que forma a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) fiscaliza este tipo de eventos que envolvem animais.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2018/09/20/politica/noticia/pan-exige-esclarecimentos-por-morte-de-touros-a-paulada-e-com-espinha-partida-1844641

* * *

Ah, o amor dos aficionados ao toiro, até pode incluir morte à paulada... deve ser o chamado «morrer de amor»...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O mesmo povo que que age como selvagem contra um animal indefeso deixa de agir como selvagem contra os verdadeiros animais selvagens vindos das paragens do sul...

Aos tolos portugueses






24 de setembro de 2018 às 01:52:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home