terça-feira, julho 31, 2018

SOBRE A SALVAGUARDA IDENTITÁRIA DOS AFRICÂNERES EM KLEINFONTEIN

A expropriação de terras sem compensação, recusa de empregos e de vagas nas universidades, ignorância em relação ao idioma materno – isto e muito mais são aqueles fenómenos que descrevem a vida de africâneres na África do Sul de hoje em dia. Porém, há coisas ainda mais tenebrosas das quais, claro, pouco se fala.
Durante a sua viagem ao pequeno povoado de bôeres na África do Sul, Kleinfontein, a Sputnik Brasil descobriu como é que esse povo se concentra em comunidades em busca de preservar a sua cultura.
Para alguns, parece segregação, mas para os próprios residentes isto é inclusive uma medida de segurança, dado os números de crimes cometidos pela maioria negra contra os fazendeiros brancos.
Embora o governo sul-africano continue negando o carácter sistemático desses crimes, vários jornalistas e organizações humanitárias já o consideram como genocídio; é assim, por exemplo, que o classifica o portal Genocide Watch.
Como se protege Kleinfontein
Avalia-se que desde 1997 o número de fazendeiros brancos teria-se reduzido em um terço. Nem as cercas eléctricas e os cães de guarda ajudam a acabar com os crimes, frequentemente de carácter muito violento.
No que se trata de comunidades inteiras, estas são alvos menos frequentes de criminosos, porém, também correm riscos. Entretanto, conta o nosso guia em Kleinfontein e membro do Conselho de Administração do povoado, Dannie de Beer, as autoridades de Kleinfontein decidiram não seguir o caminho armado de se protegerem.
"Sim, estamos cercados. Já a segurança que você viu na entrada serve mais para o controle fronteiriço, digamos assim. Mas é claro que não [agem] da mesma forma que num país. Isto seria fantástico, é um pequeno sonho para nós. Eles não estão armados, não temos quaisquer agentes de segurança armados", diz Dannie.
O interlocutor da Sputnik assegura que nos raros casos de brigas ou desentendimentos na "fronteira", preferem que as autoridades locais resolvam a questão.
"Se acontece alguma briga ou algum desentendimento… Continuamos respeitando as leis sul-africanas e cabe à polícia da África do Sul lidar com isso", explica.
Porém, muitos fazendeiros brancos continuam a viver separadamente da comunidade, pondo a sua vida em risco a cada dia. Apesar de todos os perigos, eles costumam-se recusar a abandonar as suas terras, conta Dannie.
"Temos sido fazendeiros por décadas, por séculos. Desbravar terras e agricultura é algo que fazemos. Por isso é muito difícil chegar ao pé de algum fazendeiro, especialmente de idade avançada, e dizer: 'É perigoso para você ficar aqui.' Ele responderia simplesmente: 'Isto é a minha vida, é como eu fui criado, é algo que o meu pai fazia, que o meu avô fazia.' E você explicaria: 'Um fazendeiro da casa vizinha foi assassinado na semana passada.' Mas ele simplesmente se recusaria a retirar-se daquelas terras", confessa.
Como se abafam as mortes
Outra coisa que provoca preocupação, não só dos Africâneres, mas também de organizações humanitárias, é a ignorância do governo sul-africano e dos principais médias locais e internacionais em relação aos crimes nas fazendas. Em vez de reconhecer o horror que a população rural branca está a viver, diz Dannie, as autoridades encontram pretextos para o explicar: "A arrogância e a satisfação com as quais a nova África do Sul lida com o assunto do assassínio de fazendeiros [é inédita]. Eles simplesmente afirmam que são crimes isolados, normais, explicam que os fazendeiros são alvos fáceis, pois não têm cercas eléctricas, não têm guardas. Então, na opinião deles, é mais fácil atacar uma fazenda. Mas uma fazenda pode abranger uns 10-15 quilómetros. É preciso viajar! Você tem ora de andar a pé, ora de apanhar um veículo e ir deliberadamente para tentar atacar aquele fazendeiro. Não seria muito mais fácil ir para uma cidade, onde há vivendas à sua frente?", indigna-se o nosso entrevistado.
Para ele, as acções criminosas contra fazendeiros brancos na África do Sul são evidentemente algo "premeditado e vingativo", ou seja, um "acto de ódio".
"Aquelas pessoas refutam que os Africâneres estejam em perigo, negam que haja ódio racial na África do Sul, que a cultura africâner esteja ameaçada, que os assassínios de fazendeiros sejam orquestrados, dizem que é um crime comum", prossegue.
Globalismo vs Nacionalismo
Aliás, o facto de esta situação quase não receber atenção mediática, para Dannie, tem a ver com a narração liberal e globalista que afecta cada vez mais países.
"Lutar contra todo o mundo liberal que não gosta de culturas diferentes, que não gosta de africâneres étnicos […], que não gosta de nacionalismo de qualquer jeito [é difícil]. Enquanto você deve ser um americano orgulhoso, um africâner orgulhoso… [Eles afirmam] que você deve ser um filho do mundo", manifesta o interlocutor da Sputnik.
Na opinião dele, "isto não funcionou antes e não vai funcionar agora", o que pode ser reflectido na crise das estruturas da União Europeia, com visões cada vez mais divergentes e aspirações de saída de vários membros.
Numa conversa com a Sputnik, Dannie expressa a sua teoria sobre aquilo que contribui para a perda de identidade nacional: a coisa que o movimento africâner descarta e que tem atingido o continente europeu ao longo das últimas décadas. Para ele, a principal razão para isso é a importação de mão de obra.
"Bôeres são descendentes de holandeses, do Cabo Oriental. Começaram-se a misturar com os indígenas, eram fazendeiros […] Depois veio a colonização britânica, houve elementos de escravidão. E depois os africâneres disseram: 'Olha, o poder britânico não vai funcionar aqui.' E foram para norte, tiveram de lutar contra bantustões e diferentes culturas de negros. E foi uma época em que o Africâner na verdade ficou forte […] Os Bôeres eram respeitados como nação forte e valente. Mas tivemos os nossos erros no passado. Nessa altura chegou um período de preguiça, e foi naquele momento que perdemos o nosso país", relembra Dannie, referindo-se à época em que os Africâneres começaram a empregar negros para fazer o trabalho em vez deles.
É esse mesmo cenário que, passados muitos anos, acontece hoje em dia na Europa, adverte Dannie: "Algo que a Europa também tem que tomar consciência… Acho que nesse respeito os Alemães erraram logo no início, é […] o momento em que você começa a importar a força de trabalho de fora para trabalhar em vez de si — é o primeiro passo para perder o seu país. A Alemanha começou com turcos, agora já tem regiões que não são Alemanha de facto, são Turquia", argumenta.
O nosso guia por Kleinfontein expressa as suas reflexões no meio de um cenário verdadeiramente deslumbrante: no mesmo lugar onde mais de 118 anos atrás ocorreu uma das mais acirradas batalhas da Segunda Guerra dos Bôeres contra os Britânicos.
Por baixo do declive ficam dois cemitérios, um para os habitantes de Kleinfontein, e outro para os heróis que pereceram num combate com vantagem numérica esmagadora do inimigo.
"A batalha de Diamond Hill [Donkerhoek em Africâner] aconteceu nesta mesma propriedade. Vamos passar pelas áreas onde mais de 100 anos atrás os Bôeres disparavam espingardas contra os Britânicos […] Por isso estas terras têm um valor histórico muito grande para nós […] Os nossos antepassados morreram aqui, há sangue deles aqui. Os britânicos eram 30 mil e os bôeres eram 3 mil. Morreram 2 bôeres e 28 britânicos. Eles estavam tão confusos com a batalha que o general britânico […] nem sequer queria dizer [às autoridades] quantos bôeres lá havia", resume Dannie, sem poder abafar o seu grande orgulho pela sua nação.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018073111848280-assasinio-fazendeiro-branco-negros-africa-do-sul/

* * *

Mais valia que pura e simplesmente regressassem à terra dos seus ancestrais, a Europa... compreende-se o apego emocional a uma terra na qual já vivem há séculos, mas tudo seria mais fácil para todos se toda esta gente africâner fosse para a Holanda e/ou outros territórios do continente europeu. A segregação racial deve existir ao nível continental e o argumento de que o extremo sudoeste da África do Sul estava desabitado antes de os primeiros europeus lá chegarem não convence e é frágil... África (subsariana) para os negros, Europa para os brancos.