quarta-feira, março 07, 2018

CAPELÃES PAGÃOS JÁ SÃO PAGOS EM PRISÕES DO REINO UNIDO

No Reino Unido, há já sete capelães pagãos, pagos a £29,176 por ano - quase trinta e três euros - a atender os reclusos nas prisões de todo o país.
O anúncio de trabalho que é oferecido pede alguém com experiência na tradição pagã para «agir como conselheiro religioso no estabelecimento a fornecer conselhos, cuidados pastorais e apoio espiritual aos reclusos, ao pessoal da prisão e às suas famílias conforme lhes for requerido», conforme se diz no site oficial do governo. O incumbente deve ainda «ter a confiança e o conhecimento para conduzir rituais abertos, oficiar os Ritos de Passagem e dirigir sessões de esclarecimento a respeito de diversas tradições pagãs dentro do sistema prisional.»
Os reclusos têm o direito de ver um capelão da sua religião durante uma hora por semana.
O Ministério da Justiça reconhece o Paganismo - incluindo a Wicca, o Druidismo e o Odinismo - como religião e tem regulamentos concernentes a este tema, nomeadamente a especificação de que os reclusos têm direito ao uso de incenso, colares com pentagramas, cristais, cálices e material flexível para varinhas rituais. O mesmo ministério publicou no ano passado a informação de que há cerca de quarenta capelães prisionais no país cuja fé é «desconhecida».
O número de reclusos pertencentes a religiões que estão fora do grupo dos seis maiores credos chegaram aos 1605 em Março do ano transacto, enquanto no ano anterior eram 1428. Não se sabe quantos destes são pagãos.
Os pagãos diferem entre si em matéria religiosa. O director da Sociedade Odinista - Odinist Fellowship - disse ao jornal Daily Telegraph que a a sua organização oferece serviços religiosos a cerca de meia dúzia de odinistas - praticantes do culto aos Deuses germânicos/nórdicos - que se encontram nas prisões.
*
Fonte: https://www.telegraph.co.uk/news/2018/02/27/pagan-priest-29k-year-needed-perform-rituals-prison-wiccans/