quarta-feira, outubro 11, 2017

SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ALEMÃ INDICAM QUE O IRÃO TENTOU ADQUIRIR MÍSSEIS E TECNOLOGIA NUCLEAR

O Irão tentou por 32 vezes adquirir mísseis e tecnologia nuclear em 2016, descumprindo os termos do acordo acordo nuclear firmado entre Teerão e potências do Ocidente. A afirmação é do serviço do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND, na sigla em Alemão).
As autoridades alemãs não esclareceram se alguma das tentativas logrou sucesso e afirmou que empresas de fachada na China, Turquia e Estados Unidos foram utilizadas para contornar as restrições impostas pelo acordo nuclear do Irão.
Ainda de acordo com o BND, Teerão teria espalhado "armas atómicas, biológicas ou químicas de destruição em massa" e teria convidado académicos da Coreia do Norte, Paquistão e Sudão para participar na iniciativa. As afirmações estão num documento do BND obtido pela emissora Fox News. 
O Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA, na sigla em Inglês), como é conhecido o acordo nuclear, permite ao Irão produzir uma quantidade modesta de urânio pouco enriquecido para fins de geração de energia eléctrica, mas não para armas nucleares. Teerão também é obrigada a fornecer informações sobre o seu programa nuclear aos inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
Apesar das afirmações do serviço de inteligência da Alemanha, uma fonte anónima do Governo alemão ouvida pela Fox News afirmou que o Irão não violou os termos do seu acordo nuclear. Entretanto, o programa de mísseis balísticos de Teerão é alvo de preocupação para Berlim, disse a fonte.
Desde a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Washington tem ameaçado deixar o acordo nuclear e declarar que o Irão não cumpre a sua parte combinada. Líderes das outras nações signatárias (China, França, Alemanha, União Europeia, Rússia e Reino Unido) passaram a declarar a importância dos Estados Unidos no acordo nuclear. 
Trump deve falar sobre o assunto na Joves (12) para afirmar se o Irão está cumprindo os termos do acordo ou não — como as autoridades norte-americanas precisam de dizer a cada 90 dias. Caso Trump considere que Teerão não está cumprindo com a sua parte, a decisão de sair do acordo nuclear será encaminhada ao Congresso dos EUA. 
Na segunda, a Agência Internacional de Energia Atómica afirmou que o Irão está a cumprir o acordo nuclear.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201710109558356-ira-tentou-adquirir-misseis-tecnologia-nuclear-relatorio-inteligencia-alemanha/

* * *

Parece que afinal as suspeitas de Trump e dos islamófobos em geral até têm a sua razão de ser, olha que surpresa...