quarta-feira, setembro 20, 2017

OTAN OPÕE-SE A TRATADO SOBRE PROIBIÇÃO DE ARMAS NUCLEARES ENQUANTO HOUVER PAÍSES FORA DO TRATADO QUE AS TÊM

A OTAN se manifesta contra o Tratado de proibição das armas nucleares da ONU e declarou que permanecerá sendo aliança nuclear enquanto existirem essas armas, informou o comunicado oficial da Aliança.
De acordo com o comunicado da OTAN, "o desejo de proibir armas nucleares através de um tratado, que não seria vinculativo para países com armas nucleares, não será eficaz, não contribuirá para a redução dos arsenais nucleares e não fortalecerá nem a segurança dos países nem a paz e estabilidade mundial".
"O tratado sobre proibição [de armas nucleares] é contrário ao sistema existente de não proliferação e desarmamento. Ameaça anular o Tratado de não proliferação de armas nucleares, que, há quase 50 anos, esforços conjuntos são empenhados para não proliferação e desarmamento", lê-se no comunicado.
"Enquanto o mundo tem de se manter unido perante ameaças crescentes, especialmente perante a ameaça séria do programa nuclear da Coreia do Norte, esse tratado não leva em consideração os desafios imediatos para a segurança", informou a Aliança.
"O objectivo dos aliados [da OTAN] é promover desanuviamento como factor principal da nossa defesa conjunta a fim de fortalecer a indivisibilidade da segurança da Aliança. Enquanto existirem armas nucleares, a OTAN permanecerá como aliança nuclear", lê-se no documento.
A OTAN "apela a todos os parceiros e países, que planeiam apoiar esse acordo, para ponderar seriamente as suas consequências para a paz e segurança mundiais".
Anteriormente, o chefe do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armamentos do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Ulianov, considerou o Tratado sobre Proibição de Armas Nucleares contrário aos interesses nacionais da Rússia.
O presidente do Brasil, Michel Temer, por sua vez,declarou em 19 de Setembro que o Brasil planeia assinar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares durante o seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201709209396511-otan-contr-tratado-sobre-proibcao-armas/

* * *

Nada mais óbvio... valha, aqui, o bom senso dos militares ocidentais.