terça-feira, agosto 22, 2017

SURGEM BARREIRAS ANTI-TERRORISMO EM LISBOA...

A colocação de barreiras de segurança em Lisboa estava em estudo há meses devido aos ataques terroristas que têm ocorrido na Europa através do atropelamento de pessoas, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.
A fonte explicou à Lusa que a colocação de barreiras de segurança/contenção no Chiado, Rua Augusta e Belém, que hoje começou, estava a ser estudada há algum tempo devido ao novo 'modus operandi' de acções terroristas ocorridas na Europa, nomeadamente com veículos a atropelar pessoas em passeios, praças, avenidas ou passeios marítimo muito movimentados.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) explicou que está a proceder ao reforço da instalação de medidas passivas de segurança na via pública, tendo em vista melhorar a protecção em zonas com elevada afluência de pessoas e que se trata de "soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte de bombeiros e ambulâncias".
A fonte do Ministério referiu que estas barreiras [blocos New Jersey] já são utilizadas em várias cidades europeias, após as acções terroristas de Nice (França), Londres, Berlim ou Estocolmo.
Estas medidas surgem dias depois de a região da Catalunha, Espanha, ter sido alvo de dois ataques terroristas, que fizeram um total de 14 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.
A facilidade com que a furgoneta que na quinta-feira percorreu metade das Ramblas, onde entrou desde a Praça da Catalunha, em Barcelona, tem sido apontada como uma falha na segurança por populares e organizações.
Esta questão foi rejeitada pela presidente da Câmara de Barcelona, que defendeu que não seria possível evitar um atentado, porque se houvesse barreiras, os terroristas teriam conseguido entrar por outro lado.
*
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/chiado-rua-augusta-e-belem-com-barreiras-anti-terrorismo

* * *

Circula entretanto o rumor de que aqui há dias um especialista em explosivos foi detido no metro do Cais do Sodré em Lisboa.

1 Comments:

Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/lavagem-de-dinheiro/em-angola-chamam-portugal-de-lavandaria

22 de agosto de 2017 às 21:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home