quarta-feira, maio 10, 2017

PREÇO DA LUZ AUMENTOU EXPONENCIALMENTE - LUCROS DA EDP TAMBÉM...

O Governo ordenou uma investigação aos preços no sector da electricidade, depois do aumento de 80% verificado, entre 1 e 26 de Janeiro, no mercado ibérico de energia.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) está a investigar a formação dos preços na área da electricidade, avança o Correio da Manhã, depois de o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, ter feito uma solicitação nesse sentido.
Esta iniciativa do governante surge depois do “grande aumento no preço da electricidade”, verificado no período entre 1 e 26 de Janeiro.
O CM nota que o preço no mercado ibérico da energia (MIBEL) aumentou cerca de 80%, passando dos 51 euros/MWh no mercado diário para os 92 euros. Os consumidores ainda não sentiram o aumento, mas já deverão senti-lo na próxima factura.
A ERSE está assim a apurar se há motivos técnicos que justifiquem o elevado aumento das tarifas ou se está em causa especulação pura.
Em Espanha, o ministro da Energia, Álvaro Nadal, também pediu uma investigação a esta subida de preços.
No mercado regulado, houve um aumento da ordem dos 1,2% nos preços para os consumidores domésticos, no passado dia 1 de Janeiro. Em termos práticos, estamos a falar de 57 cêntimos numa factura média mensal de 47 euros.
*
Fonte: http://www.tuga.press/preco-da-luz-aumentou-80/

Por conseguinte,

A EDP está a subir pouco mais de 0,5% esta terça-feira, 9 de Maio, mas já tocou nos 3,258 euros, o que corresponde ao valor mais alto desde 5 de Maio de 2016, dia em que as acções chegaram a disparar mais de 5% após serem conhecidos os resultados do primeiro trimestre. 
As acções da eléctrica liderada por António Mexia acumulam assim um ganho de 12,37% desde o início do ano, num período marcado, sobretudo pela oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis. 
A EDP lançou a OPA sobre a Renováveis no dia 27 de Março, tendo oferecido uma contrapartida de 6,80 euros, um valor que já se encontra nos 6,75 euros devido ao desconto do dividendo que a empresa liderada por João Manso Neto já pagou aos seus accionistas. 
A administração da Renováveis já se pronunciou, tendo considerado a oferta como "adequada". Entretanto deverá ser divulgado o prospecto da oferta. 
No dia 3 deste mês, a EDP apresentou os seus resultados do primeiro trimestre, tendo reportado uma queda de 18% dos lucros para 215 milhões de euros.
Apesar da queda dos resultados, os analistas consideraram que os números superaram as estimativas.
*
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/edp-sobe-e-atinge-maximos-de-um-ano

* * *

Agradeça-se aos psds/cdss que resolveram privatizar a coisa para a entregar aos «competentes» - os competentes na nobre arte de rapinar o povo.