quarta-feira, maio 10, 2017

MILITAR DA GNR DEVIA SER LOUVADO, DIZ PRESIDENTE DA ASPIG

O presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) elogia a actuação do militar da GNR que, à civil, imobilizou um homem numa repartição de finanças.
José Alho lembra que a acção do militar da GNR aconteceu “após a voz de prisão que o senhor não acatou e teve que se imobilizar”.
“Podem-me dizer que a técnica foi um pouco mais forte ou menos forte, mas isso não está em causa. Não foi utilizada nenhuma violência nem nenhuma agressão”, garante.
Alho sugere mesmo que o militar em causa “devia ser louvado pelo comando geral para servir de exemplo a todos os militares da guarda e a todos os cidadãos deste país, que se sentem protegidos com a missão nobre que é a operacionalidade dos militares da Guarda”.
O caso foi tornado público pelo próprio envolvido, que fez um vídeo para as redes sociais a informar que estava na Repartição de Finanças para resolver questões relacionadas com o IRS.
No vídeo é possível ver um elemento da GNR, que estava à civil, a imobilizar o indivíduo pelo pescoço.
Na terça-feira, a GNR anunciou também a abertura de um processo de inquérito para "averiguar as circunstâncias da detenção do cidadão para apuramento de eventuais responsabilidades", tendo em conta as imagens difundidas.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana confirmou a detenção de um cidadão que se encontrava com uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários de uma repartição.
A ministra da Administração Interna determinou à Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de um inquérito às circunstâncias do incidente.
*
Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/83288/militar_da_gnr_devia_ser_louvado_pelo_comando_geral_para_servir_de_exemplo?utm_source=rss

* * *

Uma vez que não me encontrava no local em que tudo se passou, não sei o que o brasileiro terá dito aos funcionários... mas é curioso que ele próprio tenha começado a gravação vídeo depois disso, se calhar estava à espera de mostrar qualquer coisa...