quarta-feira, maio 10, 2017

EUA VÃO FORNECER ARMAS AOS CURDOS APESAR DE OPOSIÇÃO TURCA

As Unidades de Protecção Popular (YPG) curdas saudaram a decisão "histórica" dos Estados Unidos de lhes fornecerem armas para lutar contra os terroristas do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e nos outros países).
"Estamos convencidos que depois desta decisão histórica vamos desenvolver um papel mais poderoso, importante e decisivo, acelerando a luta contra o terrorismo", diz o porta-voz das YPG, Redur Xelil, citado pela agência de notícias Reuters.
No dia 9 de Maio, o Pentágono informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou o plano para armar os grupos curdos que combatem contra o grupo terrorista Daesh na Síria, apesar das objeções de Turquía.
As Forças Democráticas da Síria, milícias curdo-árabes, estão levando a cabo uma operação para libertar Raqqa, proclamada capital dos jihadistas na Síria, com apoio da aviação e grupos de operações especiais dos EUA.
As Unidades da Protecção Popular (YPG) curdas são os aliados mais fortes dos EUA na sua luta contra o Daesh na Síria, mais a Turquia considera este grupo como um ramo do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização considerada como terrorista por Washington e Ankara.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201705108355728-curdos-aplaudem-decisao-eua/

* *

Os Estados Unidos começarão em breve, a armar as forças curdas na Síria lutando contra o Daesh com munição, armas pequenas, metralhadoras pesadas e morteiros.
A informação veio do porta-voz da Operação "Solução Inerente", o coronel John Dorrian, durante uma reunião nesta quarta-feira.
"Aquilo de que estamos falar é de munição, armas pequenas; metralhadoras pesadas e morteiros serão incluídos", disse Dorrian aos repórteres.
Na terça-feira, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou que o presidente Donald Trump aprovou um plano para armar as Unidades de Protecção Popular (YPG), a filial do Partido de União Democrática (PYD) curdo sírio, combatendo terroristas do Daesh (auto-denominado Estado Islâmico, proibido na Rússia e em vários outros países) na Síria.
Reacção turca
Anteriormente, o ministro da Defesa turco, Fikri Isik, advertiu o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, contra o uso da ajuda das forças curdas durante a operação para recuperar a cidade síria de Raqqa das mãos terroristas. Hoje, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou-se mais uma vez contrária à decisão americana e pediu que os EUA "anulem imediatamente o plano".
De acordo com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, cada arma entregue às forças curdas "representa uma ameaça para a Turquia".
"Se nós apoiamos a integridade territorial da Síria, temos de aprender com os erros que cometemos no Iraque e abstermo-nos de fazer qualquer movimento errado. O [Partido dos Trabalhadores do Curdistão] YPG e o PKK [considerado terrorista pelos turcos] são a mesma entidade, não há diferença entre eles ", afirmou o chanceler turco.
O vice-primeiro-ministro turco, Nurettin Canikli, também se manifestou sobre o assunto.
"Não podemos aceitar a presença de organizações terroristas que poderiam ameaçar o futuro do Estado turco. Esperamos que os Estados Unidos ponham fim a este erro", disse Canikli.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201705108357586-eua-metralhadoras-siria-curdos/

* * *

Mais uma boa medida de Trump, mais uma pedra na ponte que urge construir entre o Ocidente e os Curdos, primos étnicos da Europa e seus naturais aliados no Médio Oriente.