terça-feira, maio 23, 2017

CARTA DO CONSELHO SUPREMO DA RELIGIÃO HELÉNICA AO PARLAMENTO LITUANO

Ao

Parlamento da República Lituana
Gedimino ave. 53,
LT-01109 Vilnius,
Lituânia

O Ministério da Justiça
Gedimino ave. 30,
LT-01104 Vilnius,
Lituânia

Atenas, Grécia, 20 de Maio, 2017

Exmos. Srs.,

Nós, o corpo legal da Religião Étnica Helénica, deste modo expressamos o nosso total apoio ao apelo da Romuva, corpo legal da Religião Antiga Báltica, pelo reconhecimento estatal, por parte do Parlamento da República Lituana (Seimas), como parte da herança histórica, social e espiritual lituana.

Os princípios fundamentais do credo da Romuva são o enaltecimento dos altos princípios morais de respeito pelos ancestrais e pelos valores ancestrais, por uma vida social pacífica, por harmonia entre a natureza e a humanidade, a protecção de todas as formas de vida e, tal como todas as religiões étnicas da Antiga Europa, por uma vida daquilo a que nós, Helenos, chamamos Arete (Virtude).

Tal como a Religião Étnica Helénica, a Romuva não é de modo algum um «movimento neo-pagão» ou «um novo movimento religioso». Pertence à categoria de religiões que os Estudos Religiosos dos últimos cento e cinquenta anos denominam «étnica» ou «indígena», uma vez que se refere consistentemente a fontes registadas, históricas e antigas tradições lituanas, e, mais relevantemente, à tradição viva da religião, valores e símbolos indígenas, transmitida de geração em geração através de costumes, canções, folclore e canto ritual polifónico - sutartinés. A Romuva promove a antiga Religião Báltica, estimando nos nossos dias a cultura tradicional da antiga etnia báltica como herança social, cultural e espiritual.

Com os melhores cumprimentos,

Vlassis G. Rassias
Secretário Geral – Conselho Supremo dos Helenos Étnicos (YSEE)

*

Fonte: http://ecer-org.eu/the-hellenic-ethnic-religion-supports-the-request-of-romuva-religion-to-be-identified-by-lithuanian-parliament-as-traditional/

* * *

Assim se fortalecem os Europeus ao mais alto nível - através das fronteiras políticas, uns puxam pelos outros para que as fronteiras e identidades étnicas se fortaleçam em harmonia umas com as outras.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2017/05/22/independencia-da-catalunha-debatida-em-madrid

24 de maio de 2017 às 04:48:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home