terça-feira, maio 23, 2017

«VENTO INEXPLICÁVEL» ACABA COM FESTIVAL ISLÂMICO EM MÉRTOLA

O vento forte que se fez sentir, este domingo, em Mértola levou ao cancelamento do Festival Islâmico, confirmou fonte do CDOS de Beja à TVI24. Segundo a mesma fonte, as rajadas de vento "causaram estragos nas estruturas temporárias e o festival teve de ser evacuado".
Não há feridos e os populares já foram todos retirados. Há danos materiais nas estruturas que tinham sido montadas para o festival", acrescentou a mesma fonte.
Já o comandante dos Bombeiros de Mértola, José Palma, revelou à TVI24 que o alerta para a situação foi dado às 15:18 e que o vento forte causou danos nas tendas e levou à queda de postes de electricidade, um dos quais caiu em cima de uma habitação.
Devido a "rajadas de vento muito fortes", registaram-se "episódios de queda de algumas estruturas" do mercado de rua marroquino, sobretudo de estacas de tendas de comerciantes e de lonas de tecido e caniços que cobriam ruas do centro histórico da vila onde decorria o "souk", explicou à agência Lusa Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, no distrito de Beja.
Segundo o autarca, "não houve feridos", apenas alguns danos materiais, mas, "por questões de segurança", a organização do festival e a Protecção Civil Municipal decidiram fechar por volta das 15:00 o mercado de rua, um dos principais atractivos do festival, evacuaram as ruas onde o evento estava a decorrer e pediram às pessoas que se encontravam no local para saírem do "souk".
As previsões apontavam para a continuidade de rajadas de vento, o que poderia realmente causar danos a pessoas e, por questões de segurança, decidiu-se fechar três horas mais cedo do que o previsto (18:00) e evacuar o mercado de rua", explicou Jorge Rosa, frisando que"a organização do festival e a Proteção Civil Municipal actuaram a tempo de impedir que se registassem incidentes com pessoas no local".
Segundo o autarca, as pessoas presentes no local "estavam a sentir a força das rajadas de vento, compreenderam a situação e, pouco a pouco, foram saindo do mercado de rua", onde, cerca das 16:30, só estavam comerciantes a arrumarem e a carregarem as mercadorias para as suas viaturas.
A operação de evacuação do mercado de rua foi efectuada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil com o apoio de duas viaturas e nove operacionais dos Bombeiros de Mértola e da GNR.
Devido à situação e às condições climatéricas, a organização, além de fechar o mercado de rua, decidiu cancelar todas as iniciativas do festival, que deveria terminar hoje ao final do dia, após o espectáculo de encerramento, o qual estava marcado para as 18:00, no Largo Vasco da Gama, em Mértola, e incluía as actuações de quatro grupos corais alentejanos e dois de Marrocos.
Promovido pela Câmara de Mértola, o Festival Islâmico de Mértola, cuja 9.ª edição arrancou na passada quinta-feira, recupera as ligações com o Norte de África e as vivências da vila naqueles séculos, quando se chamava "Martulah" e era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
*
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/21-05-2017/vento-forte-leva-ao-cancelamento-do-festival-islamico

* * *

Ventos do extremo ocidente europeu, aqueles que segundo Estrabão «fertilizavam as éguas da Lusitânia», deitaram portanto abaixo festejos em honra do invasor que trouxe um culto intolerante, totalitário e esclavagista...