terça-feira, março 07, 2017

PELO MENOS UM TERÇO DOS FRANCESES JÁ CONCORDA COM LE PEN...

Segundo uma nova pesquisa publicada nesta terça-feira (7) pelo jornal Le Monde e realizada pelo instituto Kantar Sofres-OnePoint, Marine Le Pen, candidata à eleição presidencial francesa pela Frente Nacional, beneficiaria de um eleitorado em potencial “sensivelmente superior” ao demonstrado pelas recentes sondagens.
Se até 2002 cerca de 70% dos eleitores em França consideravam o partido de Extrema-Direita Frente Nacional (FN) um “perigo para a democracia”, novas informações publicadas pelo jornal Le Monde mostram que o quadro mudou durante a corrida eleitoral de 2017. Segundo a pesquisa de opinião, Marine Le Pen beneficiaria de uma “base sólida” e de um “potencial eleitoral sensivelmente superiores às intenções de voto, actualmente inferiores à 30%”.
A pesquisa demonstra, segundo o jornal francês, que “mesmo que a imagem geral da Frente Nacional não apresente melhoras, a adesão às ideias que o partido defende se enraíza, sobretudo entre os simpatizantes de Extrema-Direita, cada vez mais isolados do resto da população francesa”. Le Monde considera que a presença de Marine Le Pen no corpo-a-corpo da campanha eleitoral “trouxe os seus frutos”, a exactamente dois meses do primeiro turno da eleição presidencial no país.
Cerca de mil franceses foram abordados durante esta nova pesquisa Kantar Sofres-OnePoint, entre 23 e 27 de Fevereiro de 2017. Le Monde destaca ainda que, apesar da imagem negativa da Frente Nacional, existe uma “inegável consolidação de suas ideias dentro de seu eleitorado” e que a “capacidade de mobilização” do partido é “certeira”. Segundo a pesquisa, 32% dos franceses já votaram por candidatos da Extrema-Direita ou pensam em fazê-lo. Marine Le Pen lidera actualmente a disputa para a presidência da França com 26,5% das intenções de voto no primeiro turno, segundo a sondagem mais recente de intenções de voto dos Franceses.
Entre as ideias da Frente Nacional que encontram maior aderência entre seu eleitorado, algumas transcendem mesmo “as fileiras do partido”, segundo Le Monde. “72% dos franceses julgam que os jihadistas franceses com dupla cidadania devem perder a nacionalidade francesa; 70% entre eles dizem-se favoráveis ao restabelecimento do serviço obrigatório militar; 67% estimam que a justiça não é suficientemente severa com os pequenos delinquentes e 66% consideram que os valores tradicionais franceses não são suficientemente defendidos ”, publica.
Mesmo as ideias mais polémicas de Marine Le Pen continuam em alta no seu eleitorado, afirma Le Monde: “64% (aumento de 11 pontos percentuais em um ano) dos simpatizantes da Frente Nacional mostram-se favoráveis à saída da Zona do Euro e ao restabelecimento do franco como moeda nacional, sendo que entre os simpatizantes do partido Os Republicanos (Direita) a adesão fica em 11% (menos dois pontos percentuais) e em 14% (menos oitos pontos) entre o eleitorado de Esquerda”, finaliza o jornal.
*
Fonte: http://br.rfi.fr/franca/20170307-um-terco-dos-franceses-concorda-com-ideias-de-marine-le-pen-da-extrema-direta-diz-pe

* * *

A pouco e pouco se confirma, quotidianamente, que a Democracia é, sempre foi, uma aliada natural do Nacionalismo - quanto mais os Nacionalistas falam em discurso directo ao povo, mais o povo vota nos Nacionalistas.


2 Comments:

Anonymous Belphegor said...

No Dia da Mulher, uma triste notícia.
http://www.bbc.com/news/world-europe-39152562

Por acaso anda por aí uma petição para por este velhadas otário fora do PE.

8 de março de 2017 às 08:34:00 WET  
Anonymous Belphegor said...

https://www.youtube.com/watch?v=wEN0cTGcitM

As maravilhas do multiculturalismo: na Suécia, situação fora de controlo.
Mas o governo sueco planeia receber mais alguns bons milhares de refugiados...
(Em inglês).

8 de março de 2017 às 12:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home