terça-feira, março 07, 2017

CONFERÊNCIA DE JAIME NOGUEIRA PINTO CANCELADA EM UNIVERSIDADE DEVIDO A AMEAÇAS E EXIGÊNCIAS

Ameaças à segurança e integridade física de Jaime Nogueira Pinto, feitas por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, levaram a Direcção a cancelar a conferência ‘Populismo ou Democracia: O Brexit, Trump e Le Pen’, agendada para a tarde de terça-feira, dia 7 de Março, e onde o politólogo era o principal orador. "Tenho pena. Trata-se de intolerância de quem quer calar opiniões contrárias", disse Jaime Nogueira Pinto ao CM após saber do cancelamento. 
O CM sabe que a decisão foi tomada após a Associação de Estudantes apresentar uma moção contra "um evento associado a argumentos colonialistas, racistas e xenófobos" e apelar à Direcção para não ceder a sala onde iria decorrer a conferência. A Associação de Estudantes enviou ainda "uma nota de repúdio a esta actividade e a todas as suas implicações ideológicas". Em sentido contrário, a Nova Portugalidade, associação que estava a organizar a conferência, alega que "a palestra, a proferir pelo Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto, possui um carácter exclusivamente académico e trará à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas um intelectual de renome, autor de vasta obra e merecedor de apreço geral. Não podemos, portanto, reconhecer mérito à acusação de que o evento ‘está associado a argumentos racistas, colonialistas e xenófobos’ ou de que periga a ‘democraticidade e inclusividade’ da Faculdade.
*
Agradecimentos ao Arauto por ter aqui trazido esta notícia: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ameacas-obrigam-a-cancelar-conferencia-de-jaime-nogueira-pinto--?utm_medium=Social

* * *

O despudorado à vontade com que os inquisidores da Santa Madre Igreja Anti-Racista e Multiculturalista dos Últimos Dias do Ocidente atacam directamente a liberdade de expressão explica-se evidentemente pelo seu fanatismo «religioso», porque efectivamente é de uma espécie de «religião» que se trata, mas também, já agora, por terem as costas quentes com o sistema do qual são lacaios, o dos seus donos, a elite político-cultural reinante, apátrida por natureza e militantemente universalista: foi esta hoste que pariu meninos destes e doutros. 
Estes e outros casos ficam registados para que num destes dias se veja como é eticamente justificado tudo o que seja preciso fazer quer para os deter quer, até, para ajustar as devidas contas.