sexta-feira, janeiro 20, 2017

REFUGIADOS A PASSAR FRIO NA EUROPA...

Assinala-se este domingo o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, numa altura em que a vaga de frio na Europa está a ser dramática para os imigrantes e refugiados que se encontram em vários países europeus. As Nações Unidas já lançaram o alerta: dizem que há refugiados a morrer de frio.
As temperaturas muito baixas, o vento forte e os nevões aliados às condições deficientes das instalações dos campos estão a afectar profundamente os imigrantes e refugiados que se encontram na Europa.
Na Sérvia, os refugiados tentam sobreviver às temperaturas que rondam os 20 graus negativos. Na capital, Belgrado, cerca de mil pessoas oriundas do Afeganistão e da Síria dormem sobre camadas de neve.
Já na Grécia, na ilha de Lesbos, a situação é “mesmo de emergência”, segundo alertou uma voluntária da organização portuguesa Plataforma de Apoio aos Refugiados, esta semana.
Uma vaga de frio com origem na Escandinávia tem afectado a Europa desde o fim da semana passado, incluindo os Balcãs, a Polónia, a Roménia, a República Checa, a Bulgária, a Macedónia, a Bielorrússia e Itália. Estima-se que esta vaga de frio na Europa já tenha feito cerca de 80 mortos.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados já avisou que o frio extremo está a matar muitos imigrantes.
Em Portugal, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, diz que é urgente encontrar abrigos. Numa entrevista à TVI24, Pedro Calado garantiu que Portugal está empenhado nesse processo, em que as crianças, sobretudo as não acompanhadas, são a principal preocupação.
O Papa Francisco assinalou a data na mensagem proferida após a oração do ‘Angelus’, no Vaticano. Francisco afirmou que é necessário “adoptar medidas para a protecção e defesa, assim como para a integração, das crianças imigrantes”.
O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado celebra-se anualmente no terceiro domingo de Janeiro.
*
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/migrantes/milhares-de-refugiados-sofrem-com-vaga-de-frio-na-europa   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É uma vergonha haver refugiados  passar frio na Europa!... quando podiam estar nas Arábias, onde o clima é bem mais quente e mais parecido com o que costumam ter na Síria e no Iraque... mas a Arábia Saudita, o Catar, o Iémene, não os quiseram receber, é que nem um receberam, paciência, ninguém se revolta com isso...