quarta-feira, novembro 02, 2016

PNR QUER A NACIONALIZAÇÃO DA GALP

O presidente da Galp, Carlos Gomes da Silva, revelou, há poucos dias, que a empresa não irá pagar a Contribuição Extraordinária do Sector Energética (CESE) prevista no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), já que ainda aguarda uma decisão dos tribunais, sobre a legalidade desta tributação. Será o quarto ano consecutivo, em que a petrolífera não liquida o imposto e contesta o Estado em tribunal.
Será que o cidadão comum pode dar-se ao luxo de tomar uma atitude deste tipo? Estamos certos que não, pois logo lhe entra pela casa algum cobrador de fraque que lhe penhora o ordenado, as contas bancárias, os bens e tudo o que puder deitar a mão.
Quem manda em Portugal não é o governo, mas antes o grande capital apátrida e os lóbis instituídos. Este é mais um “benefício” da privatização da GALP. Se esta fosse pública, os lucros iam para os Estado, os impostos eram pagos, o preço dos combustíveis poderia descer e não tínhamos de «baixar as orelhas» a uma empresa que, neste momento, já nem está na mão dos portugueses, visto grande parte do seu capital pertencer a empresários estrangeiros ou a nacionais que fazem parceria com investidores externos e cuja sede da empresa se encontra fora do território nacional.
Esta empresa, como muitas outras vitais à nossa economia, tem de passar para o Estado, ser gerida por quadros formados internamente e posta ao serviço de Portugal e dos Portugueses.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2016/11/golpe-da-galp/