sexta-feira, outubro 28, 2016

RÚSSIA É EXCLUÍDA DE CONSELHO DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU

Falando sobre as acusações contra a Rússia feitas por defensores dos direitos humanos, o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov lamentou a existência de duplos padrões na acção dos activistas.
"A acção dos activistas, que apelaram para que a Rússia seja excluída do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, seria mais persuasiva se estes fossem mais coerentes e também condenassem as acções dos terroristas na Síria", disse o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov. O jornal britânico The Independent comunicou há pouco que mais de 80 organizações apelaram a excluir a Rússia do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas por realizar operações militares na Síria.
Os activistas levantaram esta questão na véspera da votação sobre a composição do Conselho de Direitos Humanos. Os candidatos a representar a Europa do Leste serão a Rússia, a Hungria e a Croácia.
"Falando a verdade, gostaríamos de ver estas organizações a comportarem-se de modo mais activo a respeito das atrocidades cometidas por combatentes radicais ao longo dos últimos anos na Síria", confessou Peskov ao falar do incidente.
"Se estas organizações fossem coerentes e decididas ao analisar da mesma forma a actividade terrorista e os esforços daqueles que lutam contra os militantes, creio que a sua acção seria mais convincente e digna", adiantou o representante oficial do Kremlin.
Ao responder se a Rússia está disposta a resolver todo este assunto de algum modo, Peskov sublinhou: "Já disse tudo o que pretendia".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/russia/201610256632603-kremlin-dereitos-humanos-conselho-onu-peskov/

* * *

Mais uma vergonha na ONU - a Rússia é excluída do conselho dos Direitos Humanos, enquanto a Arábia Saudita aí permanece, sabendo-se, como se sabe, que neste país muçulmano há chicotadas em público para quem simplesmente tenha vinho em sua posse, para além de haver pena de morte para apostasia e para homossexuais. As mulheres neste país podem ser impunemente agredidas pelos maridos, porque a lei islâmica (charia) assim o permite. Podem ler-se mais pormenores da actuação saudita neste artigo https://www.rt.com/news/364584-russia-saudi-unhrc-election/, em que se descreve como este país consegue usar o seu poder para bloquear investigações aos seus actos contra os rebeldes Houthi.