sexta-feira, outubro 28, 2016

PROTECCIONISMO PODE TRAVAR GLOBALIZAÇÃO

Estará o processo de globalização em retrocesso? A questão é colocada por Martin Wolf, comentador do “Financial Times”. A resposta é “não”, mas definitivamente perdeu o seu ímpeto, especialmente no caso do comércio, o motor da integração económica mundial desde há décadas.
“Porque é que o crescimento do comércio caiu? Será que é porque a economia mundial abrandou? É devido ao esgotamento de certas oportunidades? Ou é o proteccionismo?”, quer apurar o mesmo, afirmando que, de acordo com um relatório recente do FMI, a resposta é “sim” para as três hipóteses.
O FMI concluiu que o fraco crescimento dos volumes do comércio é em grande parte devido à desaceleração económica sincronizada nas economias avançadas e emergentes, a acrescentar que, “o crescimento do comércio de mercadorias foi reduzido em 85% das linhas de produtos, com a desaceleração mais acentuada no comércio de bens de capital e intermediários”, segundo o relatório. Portanto, “a desaceleração do investimento pós-crise foi particularmente significativa”, argumenta o FMI.
Esta mudança na composição da produção global ajuda a explicar o porquê do abrandamento do comércio mundial ter sido proporcionalmente maior do que a produção.
No total, “até três quartos do declínio no crescimento real das importações de bens entre 2003-07 e 2012-15 pode atribuir-se ao enfraquecimento da actividade económica.”
Esta análise sugere que o comércio mundial vai recuperar, desde que a economia mundial e o investimento façam o mesmo. “Mas, não é tão simples”, reitera Wolf, “o FMI também se concentra em dois outros factores de importância: o proteccionismo e a tendência pós-crise para o aumento do impasse comercial.”
Assim, que é que vai acontecer no futuro?
Na opinião do comentador vão impor-se obstáculos políticos para grandes novos acordos de liberalização comercial, como já se tem verificado.
“Isto acontece, em parte, devido ao pouco entusiasmo para a liberalização do comércio.”
Alguns argumentam que os procedimentos de “disputa de arbitragem entre o investidor e o Estado”, incluídos em muitos acordos, representam uma violação da soberania democrática, foi por essa razão que o Parlamento Valão bloqueou o acordo económico e comercial global entre o Canadá e a UE.
“Mais ameaçador do que este nível de resistência à liberalização é o surgimento de formas brutas de proteccionismo absoluto, veja-se Trump”, sublinha o autor.
O comércio começará a crescer mais rapidamente se o crescimento económico mundial acelerar.
Mas, certamente, “um mundo em que o comércio cresce muito mais rápido que a produção faz parte do passado, em parte porque as oportunidades para o processamento de expansão do comércio têm diminuído, e por outro lado porque a era da liberalização do comércio em grande escala também terminou.
Ocorrendo uma recuperação, é provável que os responsáveis sejam os gigantes asiáticos: China e Índia. Infelizmente, a liderança do Ocidente no comércio parece ter chegado ao fim”, conclui Martin acerca do tema.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/estara-processo-globalizacao-retrocesso-83844#.WBJh_NQrJiw  (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

2 Comments:

Anonymous Arauto said...

Com o Halloween a bater à porta, toma lá um filme de terror, Caturo:

https://www.youtube.com/watch?v=y5R1T2BxtSc

28 de outubro de 2016 às 15:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

The New Anti-Racist Racists

https://www.gatestoneinstitute.org/9210/splc-racists

28 de outubro de 2016 às 17:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home