terça-feira, setembro 27, 2016

TURQUIA CONDENA ENVOLVIMENTO DE GRUPO CURDO NO COMBATE AO CALIFADO EM RAQQA


O envolvimento das Unidades de Protecção Popular (YPG) dos curdos sírios na libertação da cidade de Raqqa vai colocar o futuro da Síria em perigo, segundo afirmou nesta terça-feira (27) o chanceler turco Mevlut Cavusoglu.
No início de Setembro, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que Ancara iria aceitar a proposta de Washington para uma operação conjunta em Raqqa, desde que a YPG fosse excluída.  "Convidar as forças de auto-defesa curdas para participar de operações contra o Daesh [auto-denominado Estado Islâmico] em Raqqa ou em outras partes da Síria significa colocar o futuro deste país em risco. A cooperação com um grupo terrorista contra outro grupo terrorista é uma traição dos próprios valores e do futuro da Síria e do Iraque ", disse Cavusoglu.
O YPG é considerada pelo governo turco um grupo terrorista aliado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que actua na Turquia há vários anos em defesa da autonomia do povo curdo.
Em 24 de Agosto, as forças turcas, apoiadas por aeronaves da coligação liderada pelos EUA, começaram uma operação militar para livrar a cidade síria de Jarablus e a área circundante das mãos dos terroristas do Daesh. Ancara, por sua vez, também declarou que alvejaria posições do YPG, a menos que as milícias curdas sírias se retirassem para o leste do rio Eufrates.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/20160927/6422066/curdos-raqqa-siria-turquia.html

* * *

É bom sinal que a Turquia não consiga controlar a zona de maneira a evitar a participação dos Curdos num momento importante da guerra contra o Estado Islâmico. No YPG pode estar o embrião de um futuro Estado Curdo, que será um aliado natural do Ocidente, ou, pelo menos, da Rússia.