DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS
Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas (AEL), por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objectivo de AEL-2001 promover o multi-linguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.
Foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos no dia 26 de Setembro. As competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na actual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e inter-cultural.
(...)
*
Fonte: http://www.dge.mec.pt/dia-europeu-das-linguas (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
* * *
https://www.youtube.com/watch?v=Pt5-f_SVtAc
Antes de mais, fica aqui um vídeo sobre as diferenças entre o Galego e o Português:
https://www.youtube.com/watch?v=Pt5-f_SVtAc
O Dia Europeu das Línguas é, no fundo, um Dia Europeu das Nações, porque a cada idioma corresponde uma só nacionalidade e a cada nacionalidade corresponde um só idioma. Uma língua surge tradicionalmente no seio de uma determinada comunidade humana, e toda a comunidade humana é originariamente um agrupamento de raiz étnica. Pode ser que um dia a cada uma das línguas acima referidas, isto é, a cada nação europeia, corresponda um e um só Estado soberano.
2 Comments:
GALIZA DO NORTE É UMA NAÇÃO GALIZA DO SUL NÃO NEM O LESTE DA PARTE CELTICA (ASTURIAS ETC)
Errado. A Galiza é uma Nação, Portugal é uma Nação e até podem ser a mesma, isso discute-se; as Astúrias, entretanto, constituem outra Nação à parte, de modo algum parte da Galiza.
Enviar um comentário
<< Home