sexta-feira, setembro 16, 2016

QUANDO UMA SÍRIA FALOU SOBRE OS REFUGIADOS SÍRIOS NO OCIDENTE


https://www.youtube.com/watch?v=XbJ49oLS24A

Já é de há um ano, mas continua bem actual. Na altura não tive tempo para traduzir o texto para Português, mas felizmente houve quem o fizesse, para que assim se possa divulgar o que a seguir se lê e acima se ouve:

Queridos amigos, estou aqui, juntamente com o orgulhoso povo sírio, para falar a vocês sobre a situação do meu país, o que também é importante para a Sérvia. Nós éramos um povo amado e respeitado. Antes desta guerra, o nosso maior problema era a Palestina. À luz do que temos hoje, os nossos problemas eram mínimos: queríamos então encontrar uma solução para a burocracia, para a corrupção em determinadas áreas. Não conhecíamos a injustiça, o terrorismo ou a criminalidade. Trabalhámos duro nos últimos 10 anos antes desta guerra e tínhamos feito grandes progressos. Havia coisas importantes que a Síria não tinha antes desta guerra.
Tínhamos uma profunda identidade nacional. As pessoas que vocês vêem nas ruas de Belgrado indo para a Alemanha ou para a Holanda, não são verdadeiros sírios. Não entendam mal o que eu digo, eu amo o meu Povo, aqueles que estão lutando pela Síria, pelo nosso país.
Sim, os civis sofrem com esta guerra, mas quem não sofre?
Porque é que o resto dos sírios permanece e resiste?
Se eles fossem verdadeiros refugiados, teriam escolhido ficar em lugares seguros mais próximos, a fim de não entrarem em conflito com a polícia húngara para ir para a Alemanha.
Deixem-me fazer esta pergunta: se o Ocidente não quer que os refugiados pereçam no mar, porque não suspendem as sanções contra o Povo Sírio, que já custaram 143 biliões de dólares à Síria?
Se não está na agenda do Ocidente, porque não ajudar os Sírios a ficar [em casa] ajudando o exército sírio para se livrar dos terroristas e fazer da Síria um país seguro novamente?
Porque não ajudar a reconstruir as casas destruídas com o dinheiro que se gasta com os refugiados?
O Ocidente retira da Síria pessoas que podem reconstruir o país. Quer quebrar a Síria e o Povo Sírio. Por um lado, quer roubar os médicos sírios e os seus melhores alunos, e isso vai causar uma fuga de cérebros. E, por outro lado, as empresas multinacionais querem mão-de-obra barata para baixar os salários.
Até agora, perdemos cem mil soldados que lutavam contra os extremistas. Eu não vi o Ocidente chorar por aqueles que deram as suas vidas para defender a Nação, deixando para trás famílias enlutadas que precisam de ajuda. E, por outro lado, o Ocidente está tentando ajudar as pessoas que fogem do seu país. Muitos deles são jihadistas e, além disso, são pagos com milhares de euros para isso.
Deixem-me dizer-vos que o dinheiro que eles gastam para vir é suficiente para comprar uma casa num lugar seguro na Síria para uma família de cinco pessoas, e ter um pequeno trabalho e viver bem. Estes não são refugiados. Estes são migrantes económicos. Depois de quatro ou cinco anos, a nossa nação continua a cumprir os seus compromissos internacionais. O nosso litoral é muito bem guardado, sem qualquer barco de migrantes partindo daqui. Uma outra razão é fazer com que os cristãos saiam da Síria, historicamente uma das primeiras terras cristãs. O que temos hoje na Síria é semelhante ao que vocês tinham antes na Sérvia. O seu objectivo: a nossa identidade, a nossa unidade e a nossa soberania.
Viva a Sérvia!
Eu quero enfatizar que as nações sérvia e síria sempre foram amigas. Nós temos uma grande comunidade ortodoxa e respeitada. A Síria não reconheceu a independência do Kosovo e temos muitos inimigos em comum. Vocês deveriam saber que quando lutam contra os políticos que trabalham para a nova ordem mundial, quando lutam contra os interesses dos EUA e as migrações maciças, salvam, ao mesmo tempo, muitas vidas. Nós ficamos, então, mais ligados. São os mesmos terroristas albaneses que lutavam no Kosovo que agora estão matando civis na Síria. E isto tornou-se possível por intermédio dos próprios políticos corruptos nos EUA, pelos seus aliados na UE, e pelos seus cúmplices aqui na Sérvia. E tenham cuidado para que a onda de migração não retorne à Sérvia um dia destes.
Caros amigos, o que eu lhes peço, hoje, é para estarem connosco como Povo. Ao defenderem-nos, vocês defendem-se a vocês mesmos. Estejam connosco no nosso exército e na nossa causa justa, pois, se perdermos esta guerra, os jihadistas não vão parar na Síria.
Juntos, iremos resistir até à vitória.
Obrigada.
*
Fonte: http://www.libertar.in/2015/09/cidada-siria-denuncia-os-falsos.html?m=1

4 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Olha lá, ó Caturo, é um bocado vergonhoso eu fazer esta pergunta ao fim de tantos anos, mas o teu nome pronuncia-se exactamente como?

-tu-ro? (palavra grave)

ou

-tu-ro? (palavra esdrúxula)

17 de setembro de 2016 às 17:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não vejo nada de vergonhoso nessa questão...
Não sei qual é a pronúncia certa mas pessoalmente prefiro «Cáturo», soa melhor... e por acaso tenho a impressão que nas línguas indo-europeias mais arcaicas predomina a acentuação esdrúxula.

17 de setembro de 2016 às 23:03:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Pois, a questão é que, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa correntemente em vigor, todas as palavras esdrúxulas são acentuadas:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/regras-da-acentuacao/636
http://alfabeto.pt/regras-de-acentuacao-palavras-esdruxulas.html

Mas como a tua grafia é a original (é, não é?) podemos sempre dizer que naquele tempo não havia acentos...

Obrigado pela resposta!

18 de setembro de 2016 às 18:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não tens de quê, obviamente...

19 de setembro de 2016 às 22:01:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home