sábado, junho 04, 2016

BERLIM RECONHECE GENOCÍDIO TURCO CONTRA OS ARMÉNIOS - A ARMÉNIA SAI FORTALECIDA (?)

«O parlamento alemão aprovou uma resolução reconhecendo que o Império Otomano tinha cometido genocídio contra arménios durante a Primeira Guerra Mundial. Mas parece que nem todos concordam com a decisão do Bundestag. O jornalista do jornal alemão Die Welt Richard Herzinger receia que essa resolução só sirva para beneficiar o Kremlin.
O analista político recordou que a decisão do parlamento em reconhecer o acto do massacre de mais de um milhão de arménios como um genocídio foi corajosa. Segundo ele, esse massacre tinha sido “um protótipo” do maior extermínio em massa do século 20, tendo o genocídio arménio deixado uma impressão duradoura em Adolf Hitler.
Entretanto, Herzinger acredita que, considerando a deterioração das relações entre Ankara e Moscovo, esta iniciativa possa ter um carácter potencialmente perigoso, e que a resolução que beneficia a Arménia possa beneficiar também a Rússia.
“Hoje, a República da Arménia, uma antiga república soviética que obteve a sua independência em 1991, é um aliado da Rússia e membro da União Económica Euro-asiática”, disse ele.
Além disso, Yerevan está em situação da guerra com o Azerbaijão por causa da disputa sobre a região de Nagorno-Karabakh, na qual a Turquia suporta o Azerbaijão tentando limitar a influência da Rússia na região.
A aproximação entre Ankara e o Azerbaijão é impossível, nomeadamente por causa de dissidências sobre a questão do genocídio arménio.  O reconhecimento internacional deste crime é o objectivo principal da diplomacia da Arménia de hoje.
Deste modo, segundo o analista, a decisão do parlamento alemão pode ser interpretada como um sinal de solidariedade com os arménios e, por consequência, com a Rússia.
O analista acredita que a discordância com a política de Erdogan beneficia os alemães que são a favor da abolição das sanções contra a Rússia e da normalização das relações com o “autocrata Putin”.
Comentando a análise do observador político, leitores alemães questionam-se sobre sua lógica.
Um dos usuários apontou em tom de brincadeira que “é muito interessante registar como qualquer assunto político externo pode regressar ao tema de Putin. Deus nos livre, mas se uma das estátuas na Ilha da Páscoa começar a ruir, Herzinger irá explicar-nos como Putin poderá aproveitar-se disso se não fomos vigilantes”.
Outro leitor, respondendo às declarações de Herzinger que as “críticas duras do Presidente da Turquia beneficiam a Rússia de Putin”, sugeriu que realmente “esse tipo de criticismo beneficia todo o mundo”.»
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160604/4924712/reconhecimento-genocidio-armenio.html#ixzz4AfKDOoYT