domingo, maio 15, 2016

TURQUIA PODERÁ NÃO CONSEGUIR VISTOS PARA CIDADÃOS TURCOS NA UE

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/05/12/ancara-perde-esperanca-na-abolicao-de-vistos-para-cidadaos-turcos-na-ue/
*
A abolição de vistos para os cidadãos turcos parece estar cada vez mais longe de concretização. O acordo entre a União Europeia e a Turquia está num impasse.
A Turquia está a perder a esperança que tal venha a acontecer, disse esta quarta-feira em Estrasburgo o ministro turco para as relações com a União Europeia. Volkan Bozkir reiterou que a Turquia se recusa a alterar a lei anti-terrorismo em vigor no país:
“Esta alteração da lei anti-terrorismo é completamente impossível, para mais acreditamos que esta lei é relevante para os padrões europeus.”
A UE insiste que a Turquia alinhe a sua definição de terrorismo com aquela que é seguida pelos Vinte e Oito para que a lei não possa servir como instrumento para perseguir opositores políticos, o que foi recordado pelo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz:
“A interpretação da lei é tão abrangente que pensamos que algumas das medidas se refiram não directamente à luta contra o terrorismo mas por exemplo contra a liberdade de expressão e os média.”
O acordo migratório com a União Europeia implica que a Turquia receba no seu território todos os imigrantes que entrem ilegalmente na Grécia sem cumprirem os requisitos necessários para que lhes seja concedido o estatuto de refugiado. Em troca, Ankara recebe seis mil milhões de euros e a aceleração do processo de integração na UE.

* * *

Vá lá, alguma firmeza da parte da UE, se calhar porque as forças partidárias do Nacionalismo europeu estão a ganhar cada vez mais votos e fazem campanha contra a entrada da Turquia na UE... vai daí, convém tranquilizar o povo, o que poderá fazer com que o povo não continue a votar cada vez mais nos Nacionalistas...