domingo, maio 15, 2016

UM «RACISMO» NATURAL NA RÚSSIA - UM POTENCIAL PARA O CRESCIMENTO DO NACIONALISMO NO MAIOR PAÍS EUROPEU

Agradeço a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo_insolito/20160514/4599779/desenhos-animados-sovieticos-racismo.html#ixzz48jWeVfPA
*
As imagens e piadas racistas tornaram-se extremamente populares entre os Russos, que cresceram assistindo aos desenhos animados soviéticos com a sua atitude "caricatural" em relação às pessoas pretas, escreve a edição britânica The Guardian.
Embora a União Soviética fosse contra a discriminação racial e prestasse apoio financeiro aos países africanos, ninguém tinha uma ideia clara de como representar a cultura africana e, na propaganda anti-racista, muitas vezes eram utilizados estereótipos ofensivos, observa o autor do artigo.
Em particular, num dos desenhos animados soviéticos, "Mister-Twister", a personagem afro-americana tinha uma pele muito escura, lábios vermelhos brilhantes, um sorriso demasiado largo e traços exagerados.
E no filme de animação "Katerok" os pequenos negros tinham a capacidade de falar com os animais, o que, de acordo com a publicação, é "uma alusão ao facto de se achar que as crianças africanas têm mais em comum com os animais do que os Russos".
"As pessoas que cresciam vendo os desenhos animados soviéticos, aparentemente, não entendiam muito bem o que é realmente o racismo", conclui o autor.
Recentemente, os EUA expressaram o seu descontentamento por na Rússia se vender um sorvete Obamka (diminutivo de Barak Obama em russo) e chamaram este incidente de "manifestação de anti-americanismo". O produtor de sorvete desistiu imediatamente do lançamento do produto.