domingo, maio 29, 2016

PNR DENUNCIA ATITUDE POUCO FIRME DO PRESIDENTE

O Presidente Marcelo gosta muito de agradar a “gregos e a troianos”. Esse estilo de conduta, além de ter sinónimos feios que me escuso de evocar, sempre se revelou “confortável” numa fase inicial, mas profundamente errado a prazo.
Estar de “bem” com as várias partes, distribuir sorrisos e afectos (?), e não se comprometer com posições firmes e claras, é uma fase passageira que desagua fatalmente na crua realidade de acabar desagradando a todos. Todos!
Como é que o Presidente pode trazer a questão do “Acordo Ortográfico” para cima-da-mesa e depois descartá-la? Como é que pode sorrir para as câmaras, confrontado com a questão dos “Contratos de Associação” e sacudir a água-do-capote? Como é que pode desconfiar das contas optimistas do Governo e nada fazer?
“Assobiar para o lado”, evitar inimizades e situações incómodas, adiar decisões e tomadas de posição poderá granjear mais uns tempos de suposto «estado de graça» e de «piropos» (apesar de proibidos) por parte da comunicação social, mas a desgraça bater-lhe-á à porta, e, por arrasto, a muitos, muitos outros.
Senhor Presidente! Cada vez mais, nestes tempos conturbados, os portugueses precisam de «sim» e de «não». Como respostas e como exemplo! O «nim», nem sequer é virtuoso em conversas de café ou em círculos sociais.
Senhor Presidente! Não adie o inadiável. Não seja uma “segunda edição” de um outro Marcelo, que no século XX trilhou o mesmo caminho pantanoso e cujo resultado é por demais conhecido.
E como até com os inimigos se pode aprender coisas, porque é que não aprende connosco a tomar posições claras e firmes?
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2016/05/13770/