sábado, maio 28, 2016

«OCUPAÇÃO SILENCIOSA» DO SUL DA SÉRVIA POR ALBANESES - SUBSTITUIÇÃO ETNO-RELIGIOSA DELIBERADA?...

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20160525/4766891/ocupacao-silenciosa-servia.html#ixzz49qeQbwht
*
De 2010 a 2015, os albaneses do Kosovo estavam comprando em massa apartamentos e terrenos cultivados nas cidades de Nis, Leskovac, Vranje, Kursumlija, Prokuplje no sul da Sérvia. Agora este processo, pelo menos nas cidades, está parado, mas as zonas rurais ainda permanecem "na mira" dos vendedores da propriedade da Kosovo.
O interesse primário dos albaneses são as áreas que ficam perto da linha administrativa que separa a Sérvia e o Kosovo. Deste ponto de vista, a cidade de Nis é bem famosa, sendo a terceira maior cidade da Sérvia. Lá, tanto na cidade como nos arredores, de acordo com dados não oficiais, nos últimos anos compraram apartamentos 11 mil albaneses.
A informação oficial sobre o número dos apartamentos e terrenos comprados pelos kosovares albaneses no Sul da Sérvia não existe, porque os contratos de compra e venda foram assinados com a participação dos mesmos sérvios.
Por isso, tudo acontece de acordo com a lei. Por exemplo, um albanês empresta dinheiro a um sérvio para comprar o apartamento em seu nome. Depois, no tribunal prepara um contrato, segundo o qual o imóvel vai garantir a dívida do sérvio. Ao expirar o tempo, quando o sérvio deveria devolver o dinheiro, o albanês torna-se no proprietário de apartamento sem nenhum registo da venda. O sérvio, em seguida, recebe uma percentagem do valor da venda. Às vezes agências imobiliárias, bem como advogados sérvios e albaneses, participam nestas maquinações. Claro que os albaneses de Kosovo tornam-se cidadãos da Sérvia, e, portanto, têm o direito de continuar a comprar a propriedade no país. No entanto, os albaneses do Kosovo não reconhecem a Sérvia como o seu país, por isso usam os mesmos sérvios para trabalhar lá.
​No ano passado, devido à chegada em massa de kosovares albaneses, na cidade de Nis foram divulgados folhetos que diziam "Parem de albanizar a Sérvia!". A identidade dos autores deles ainda não foi revelada. Os folhetos também informaram que os albaneses do Kosovo, por meio de corretores, tornaram-se proprietários de cerca de 300 apartamentos na cidade.
Novi Pazar, uma cidade com uma população predominantemente muçulmana, é também popular entre albaneses. No entanto, aqui os compradores estão mais interessados nas terras agrícolas, localizadas longe da cidade. 
A terra rural na fronteira com o Kosovo, por exemplo em Kursumlija, também é muito interessante para os albaneses, primeiramente, por causa de seu baixo preço. Albaneses oferecem o óptimo preço para a propriedade sem se tornarem proprietários, e com a ajuda de um advogado em Pristina, alugam a terra.
Todas essas operações não são registadas na Sérvia, por isso o processo da mudança da estrutura étnica da população sérvio passa insensivelmente. No território do município de Leskovac, uma boa casa com um terreno fértil pode ser comprada por 5.000 euros.
A este interesse dos albaneses muitos associam a intenção de “ampliar” ilegalmente o território do Kosovo por meio das áreas do sul da Sérvia.
Cidadãos dessas áreas vivem em constante medo de que podem enfrentar o mesmo problema que aconteceu com os sérvios do Kosovo que permaneceram em minoria no seu território, incluindo devido à compra em massa de propriedade pelos albaneses.
Várias pessoas das regiões do Sul, questionadas pelos jornalistas da Sputnik, explicaram que os sérvios estão vendendo a propriedade e saem, porque esta região da Sérvia é uma dos mais pobres, por isso com o tempo aqui aparecerão mais e mais albaneses. Ao que está acontecendo os locais chamam "ocupação silenciosa".

* * *

Valeria a pena averiguar donde vem tanto dinheiro para tantas compras territoriais... de miseráveis albaneses... ou da Arábia Saudita, da Turquia ou doutro país assim, que apoie os albaneses muçulmanos e queira islamizar toda a área que lhes for possível, talvez alimentando o sonho de ali estabelecer a chamada «transversal verde», ou seja, um «corredor» muçulmano que ligue a Albânia à Ásia Menor?...


Enquanto isso, não faltam sinais de que no Kosovo grassa a peste verde: 

> Uma corte do Kosovo condenou nesta Vernes um clérigo islâmico a dez anos de prisão por incitação ao ódio e por recrutamento de combatentes para o grupo terrorista Daesh, segundo informaram os média locais. O imã Zekerija Qazim foi detido em 2014; De acordo com a revista balcânica Insight, teria sido estimado por radicais albaneses, a quem ele teria dito que uma hora de jihad era o mesmo que 30 dias de oração. O clérigo supostamente recrutou e aconselhou vários combatentes do grupo extremista Daesh, incluindo três que acabaram morrendo em acção na Síria.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160520/4699463/Kosovo-condena-clerigo-islamico-odio-recrutamento-jihadistas.html

*

> Segundo dados oficias, 300 homens e 36 mulheres kosovares combatem nas fileiras do Daesh na Síria, informou o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Ivica Dacic, em Nova York, durante o seu discurso no Conselho de Segurança da ONU nesta Lues.
Dacic participou da discussão do relatório anual sobre a actuação da Missão de Administração Interina das Nações Unidas no Kosovo (UNMIK). Segundo o ministro sérvio, a presença e o papel da UNMIK devem ser intensificados. Alertou para a radicalização das forças políticas, o que representaria ameaça para as populações de todas as etnias em Kosovo.
"Segundo dados referentes ao Janeiro de 2016, cerca de 300 albaneses e de 36 albanesas ingressaram nas fileiras do Daesh na Síria. Percentualmente, esta é a maior participação internacional nas fileiras do assim denominado Estado Islâmico, em proporção com a população dos seus países de origem", citou as palavras de Dacic a agência Tanjug. 
Segundo o vice-primeiro-ministro, Belgrado recebeu informações de serviços secretos de terceiros países de que a quantidade de albaneses kosovares filiados a grupos terroristas no exterior seria superior a 900 pessoas. 
*

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160516/4621764/Servia-albaneses-Kosovo-combatem-fileiras-Daesh-Siria.html#ixzz49scYaGlr