terça-feira, maio 17, 2016

ENCONTRADA NA BULGÁRIA TUMBA DE CRISTÃO MORTO POR TRAIR A RELIGIÃO NACIONAL NO SÉCULO IX

Foi na Bulgária encontrada a tumba de um antigo aristocrata, o príncipe Enravota, que viveu no século IX, era filho do rei, Omurtag, e foi morto pelo seu irmão mais novo, Malamir, ou Vladimir, em 833, por se recusar a renunciar ao Cristianismo, tornando-se assim no primeiro mártir do pais. 
Era maioritariamente pagã a população da Bulgária, composta sobretudo por Eslavos, Trácios e uma minoria de Búlgaros propriamente ditos (estirpe túrquica), elite político-militar que acabou étnica e linguisticamente absorvida pelos eslavos locais, dela ficando só o nome, que deu nome ao país, um pouco como os Francos, Povo germânico, deram o seu nome a um país linguisticamente latino, a França. 
A tumba de Enravota foi encontrada nas ruínas da maior basílica da Europa e perto de um poço considerado sagrado tanto para os pagãos como para os cristãos - adivinha-se que era sagrado para os pagãos e os cristãos resolveram «adoptá-lo»...
O povo da Bulgária, juntamente com alguns aristocratas dos Antigos Búlgaros conhecidos como «boilas», opôs-se à ascensão de Enravota ao trono por este ser cristão e considerou-o até como traidor; acto contínuo, Malamir, seu irmão mais novo que viria a tornar-se monarca ou «khan», condenou-o à morte por trair as suas tradições e preferir o «Deus estrangeiro», JC. 
Já havia cristãos no país, nomeadamente o contingente de cristãos bizantinos que no início deste século foi conquistado e sequestrado como escravo pelo monarca búlgaro Khrum.
*
Fonte: http://www.slavorum.org/archaeologists-found-tomb-of-christian-prince-executed-by-slavic-pagans-from-bulgaria/

1 Comments:

Anonymous Arauto said...

Uma notícia com o seu interesse, Caturo:

http://www.jn.pt/justica/interior/portugal-aceita-indemnizar-mae-que-ficou-sem-sete-filhos-5177485.html

17 de maio de 2016 às 23:43:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home