segunda-feira, abril 25, 2016

NA SÉRVIA - NACIONALISTAS ENTRAM NA ASSEMBLEIA NACIONAL

Agradecimentos a quem  aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/04/24/servia-primeiras-projeces-apontam-para-vitoria-do-partido-progressista-no-poder-nas-eleices-gerais-deste-domingo-com-56-dos-votos/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
O Partido Progressista da Sérvia, do primeiro-ministro Aleksandar Vucic, venceu as eleições legislativas de domingo, com mais de 50%, de acordo com as projecções.
A vitória de Vucic significa que a Sérvia vai continuar o caminho rumo à adesão à União Europeia, contrariando os partidos ultranacionalistas que querem estreitar os laços com a Rússia.
“Os resultados das eleições de hoje representam um forte apoio à nossa democracia, às reformas e à integração europeia. Mostrámos ao mundo que a Sérvia está unida numa tentativa de um futuro melhor”, afirma Vucic.
Apesar de garantir a maioria dos assentos no Parlamento, o primeiro-ministro conta agora com um opositor surpresa. O Partido Radical do ultra-nacionalista Vojislav Seselj, obteve cerca de 7,8% dos votos, ultrapassando a barreira dos 5% e entrando na Assembleia.
Seselj que foi absolvido, no mês passado, pelo Tribunal Internacional de Haia de crimes de guerra durante o desmembramento da ex-Jugoslávia, na década de 90 do século passado.
Os socialistas de Ivica Dacic, parceiros na coligação que sustentou o governo nos últimos dois anos, conseguiram mais de 11%.
A Sérvia atravessa, agora, um período de alguma estabilidade. O desemprego mantém-se a rondar os 20% e a economia mostra melhorias, depois da crise de 2008. Para este ano, o Banco Mundial estima um crescimento na ordem dos 1,8%.

* * *

Mais um caso, e mais outro, e mais outro ainda, a comprovar que a médio ou longo prazo a Democracia é aliada do Nacionalismo.