domingo, abril 24, 2016

ARMÉNIOS LEMBRAM GENOCÍDIO QUE A TURQUIA NÃO RECONHECE - E AO QUAL A EUROPA PARECE MAIORITARIAMENTE INDIFERENTE...

Comemoram-se este domingo 101 anos do início dos acontecimentos que levaram ao genocídio arménio. Uma história com versões díspares dependendo se é contada pela Turquia ou pela Arménia, mas cuja data è todos os anos assinalada com manifestações e marchas.
Os descendentes arménios reclamam o reconhecimento do massacre e querem que a comunidade internacional pressione Ancara a admitir o acto como um crime contra a humanidade.
Esta residente de Erevan comenta: “Nós exigimos da Turquia o reconhecimento do genocídio arménio como um crime contra humanidade que nossos antepassados sofreram. E exigimos indemnizações para a população arménia”.
O ocorrido entre 1915 e 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, o genocídio é reconhecido por cerca de 20 países, incluindo Argentina, Uruguai, França, Suíça, Rússia e o Parlamento Europeu mas a Turquia recusa o termo “genocídio”.
Os arménios afirmam que até 1,5 milhão de pessoas foram mortas em deportações e assassinatos em massa realizados pelo Império Otomano, precursor do actual Estado turco.
Ancara insiste que não houve um plano de extermínio da população arménia e reduz o acontecimento a um conflito civil, no qual morreram entre 300 mil a 500 mil arménios, mas que houve a mesma quantidade de vítimas turcas.
*
Fonte: http://pt.euronews.com/2016/04/24/armenios-lembram-o-chamado-genocidio-que-a-turquia-nao-reconhece/

* * *

Curiosa e muito sintomaticamente, o Esquerdalhame europeu não se preocupa em obrigar a Turquia a reconhecer o genocídio cometido pelos Turcos contra os Arménios. Até já li um escrevinhador aqui da «praça», Daniel Oliveira, a dizer que forçar Ancara a reconhecer este crime histórico seria «humilhar a Turquia», algo de muito feio, «argumentava» ele. Imagine-se que era a Áustria ou a Alemanha a não reconhecerem o alegado holocausto, quantos Carmos e Trindades me(r)diáticos não cairiam por aí...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ridicula a diferença de tratamento ao estrangeiro nao europeu.

Como é a Turquia, ja se desculpa, ai coitadinha, iamos humilha-la e tal. Vamos la esquecer os crimes cometidos.
Se fosse um país europeu armavam um cagaçal, choravam baba e ranho, vinham para a rua e faziam 30 por uma linha para obrigar o país a reconhecer, indemnizar, culpabilizar, lembrar todos os dias e anos. Os media fariam reportagens e mais reportagens para sensibilizar o espectador e meter ainda mais gente do lado deles.

24 de abril de 2016 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/04/24/servia-primeiras-projeces-apontam-para-vitoria-do-partido-progressista-no-poder-nas-eleices-gerais-deste-domingo-com-56-dos-votos/

25 de abril de 2016 às 04:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home