segunda-feira, fevereiro 15, 2016

TURQUIA CRITICA NOVAMENTE OS EUA POR CAUSA DA QUESTÃO CURDA

Ancara submeteu a duras críticas as recentes declarações do Departamento de Estado dos EUA, em que Washington instou a Turquia a interromper os seus bombardeamentos contra posições curdas no norte da Síria. A informação foi prestada nesta segunda-feira (15) pela edição turca Yeni Safak.
"Estamos chocados com as críticas do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA John Kirby, em que a aliada Turquia é aparentemente equiparada com o terrorista Partido da União Democrática (PYD)" – declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Turquia, Tanju Bilgich.
O diplomata turco declarou ainda que Ancara não irá pedir permissão para combater "qualquer organização terrorista que seja", informou a agência Reuters.
Ancara considera o governo o partido curdo PYD como um braço do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), tratado como uma organização terrorista na Turquia. No sábado (13), a artilharia turca começou a alvejar posições de combatentes curdos no norte da Síria, provocando críticas por parte dos EUA.
O apoio de Washington à legitimidade dos curdos sírios está gerando tensão na relação dos EUA com Ancara. Após instrutores militares norte-americanos terem realizado o treinamento de alguns grupos de combatentes curdos, o presidente turco Tayyip Erdogan chegou a declarar que os EUA teriam que fazer uma escolha entre Ancara e os Curdos.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160215/3583515/amizado-turquia-eua-sofre-novo-abalo.html#ixzz40HZBapyi

* * *

Os Ianques finalmente a fazer alguma coisa em condições, antes que os Russos façam tudo e fiquem com os Curdos todos do seu lado...