segunda-feira, fevereiro 15, 2016

PRIMEIRAS VOZES A FAVOR DO RBI EM PORTUGAL

Chama-se Rendimento Básico Incondicional (RBI) e implica que todos os cidadãos recebam, sem condições, uma verba mensal, para permitir uma "vida digna". Já existe no Alasca, está à experiência na Holanda, Finlândia e Suiça. O PAN quer um projecto-piloto em Portugal.
O PAN (Pessoas Animais Natureza) promete apresentar, nas próximas semanas, uma recomendação ao Governo para que seja lançado o debate sobre a criação do Rendimento Básico Incondicional (RBI).
O RBI é uma prestação atribuída a cada cidadão, sem discriminação ou condições, como agora acontece, por exemplo, com o Rendimento Social de Inserção.
O PAN quer lançar o debate público e político para que seja possível, dentro de poucos anos, avançar com um projecto-piloto, seja numa freguesia, seja num município.
Os defensores do RBI argumentam que esta é uma forma de combater os efeitos da pobreza e do desemprego, além de permitir encarar o trabalho de uma outra forma.
O assunto começou a ser debatido no Parlamento esta segunda-feira, a discussão segue, amanhã, na Universidade Nova de Lisboa.
*
Fonte: http://www.tsf.pt/politica/interior/receber-so-por-existir-5031042.html   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É mais um sinal do típico desenvolvimento do mundo ocidental - se bem que agora pareça utópico, talvez suicidário se aplicado de imediato em zonas ocidentais de grande imigração (então aí é que o terceiro-mundo se fixava em peso por terras do Ocidente), constitui por outro lado uma sequência lógica da evolução do bem-estar e dos direitos humanos no Ocidente, eventualmente sustentável com a crescente automatização do trabalho. Já nos anos setenta se lia em material didáctico infanto-juvenil que no futuro o cidadão trabalharia cada vez menos e usufruiria de cada vez mais tempo de lazer...