sexta-feira, fevereiro 12, 2016

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CHECA APOIA INDEPENDÊNCIA CURDA E CRITICA A TURQUIA POR ATACAR OS CURDOS


A emergência de um Curdistão independente é apenas uma questão de tempo, segundo afirmou neste domingo o presidente da República Checa, Milos Zeman.
"Eu acredito que, mais cedo ou mais tarde, o Curdistão irá declarar a sua independência", afirmou em entrevista à TV Prima.
De acordo com o líder checo, a sua crença tem como base uma conversa que teve com o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, que revelou estar a preparar-se para anunciar um referendo sobre a emancipação da região. 
Para Zeman, as hostilidades da Turquia contra os Curdos representam um obstáculo na luta contra o terrorismo, um vez que "os curdos armados são a única força (terrestre) em guerra com o Estado Islâmico". 
"A Turquia tem que decidir a quem se vai juntar", disse o presidente checo. 
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20151129/2915752/Independencia-Curdistao-questao-tempo.html#ixzz3zz8eWOMP


* * *


É mais um fortalecimento da ideia da soberania curda - mais uma boa intervenção do presidente checo, de índole nacionalista ou pelo menos anti-imigração, além de ser contrário à integração da Turquia na União Europeia, como já aqui foi noticiado. O Curdistão, para além de, como Nação, ter direito à independência, seria também um natural aliado democrático do Ocidente na região e um obstáculo à islamização da mesma, até porque no seio da Nação Curda, indo-europeia e por isso parente étnica da Europa, crescem religiões não abraâmicas, nomeadamente o Iazidismo e o Mazdeísmo, ambas de origem indo-europeia.