quarta-feira, fevereiro 10, 2016

TURQUIA FAZ CHANTAGEM PARA QUE OS EUA NÃO APOIEM OS CURDOS

Os Estados Unidos devem escolher entre a Turquia e o Partido da União Democrática (PYD) dos curdos da Síria, segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, nesta terça-feira (9).
A declaração acontece na sequência de uma reunião ocorrida em Janeiro entre o enviado dos EUA para a coligação anti-Daesh Brett McGurk e um grupo de curdos da cidade síria de Kobani. 
O encontro provocou uma reacção furiosa do presidente turco, Recep Erdogan, que disse que Washington deveria escolher de que lado está.
"O EUA precisam de tomar uma decisão: Escolhem-nos [a Turquia] como parceiro ou escolhem as organizações terroristas?" reiterou Cavusoglu nesta terça-feira em Budapeste, citado pela agência nacional de notícias Anadolu.
O primeiro-ministro ressaltou que Ancara considera o PYD um grupo terrorista filiado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização também banida no país.
O porta-voz do governo dos EUA, John Kirby, disse em entrevista de imprensa na segunda-feira (8) que Washington estava ciente das preocupações do governo turco, mas disse que “amigos nem sempre concordam em tudo”.
Washington não reconhece o PYD como organização terrorista e, pelo contrário, considera os combatentes curdos como aliados estratégicos na luta contra o Daesh (auto-denominado Estado Islâmico).
Os curdos são a maior minoria étnica da Turquia e compreendem cerca de 25% da população do país. O PKK tem lutado pela independência dos territórios curdos desde 1984, buscando fundar um Estado curdo em regiões ocupadas pela minoria na Turquia e no Iraque.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160209/3531242/eua-escolher-turquia-curdos-premie.html

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Os curdos são a maior minoria étnica da Turquia e compreendem cerca de 25% da população do país. O PKK tem lutado pela independência dos territórios curdos desde 1984, buscando fundar um Estado curdo em regiões ocupadas pela minoria na Turquia e no Iraque."

É nojenta a dualidade de critérios. No mini territorio do Montenegro com muito menos população e que se calhar nem enfrentava estes problemas todos, chegaram-se a frente e forçaram a independdencia. Agora os Curdos que sao muitos mais, mais território, etc e sao mais maltratados que os montenegrinos e neste caso os EUA e outros nao se chegam a frente, nao exigem nada, nao fazem nada..

10 de fevereiro de 2016 às 21:59:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home