sexta-feira, fevereiro 12, 2016

PRIMEIRO-MINISTRO DO IRAQUE JÁ ESTÁ PREOCUPADO COM O REFERENDO PELA SOBERANIA CURDA



Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20160211/3552341/Premier-Iraque-pede-Curdistao-para-desistir-referendo-independencia.html#ixzz3zz4wPByj
*
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, pediu às autoridades do Curdistão para não realizarem o referendo de independência proposto pela liderança da região, uma vez que isso não trará benefícios para ninguém.
Na última semana, o líder do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, declarou que havia chegado a hora de os Curdos decidirem o seu futuro, se deveriam ou não permanecer como parte do Iraque, apesar das crises económica e de segurança.
"Eu insisto que não levem adiante esse referendo", disse Abadi durante uma conferência de imprensa em Berlim, na Alemanha. "Se, como eles dizem, não vão sustentar o resultado, então porquê realizar um referendo?", questionou o premier.
O caos criado pelo Daesh no Oriente Médio acabou por dar uma hipótese aos Curdos de defender com mais intensidade o seu sonho de independência, após ganharem reconhecimento internacional pela sua bravura na luta contra o terrorismo. No entanto, o Curdistão encontra-se em sérios problemas económicos, provocados pela queda nos preços do petróleo.

* * *

É relativamente um bom sinal, esta consternação do líder iraquiano - a soberania curda já esteve mais longe. A concretização deste ideal é simplesmente uma questão de justiça e uma maior garantia de paz entre as Nações, e de Democracia na região, para além de, em termos práticos, constituir um apoio na zona para o Ocidente, sobretudo para um Ocidente onde o poder das forças nacionalistas esteja mais desenvolvido, devido à natureza étnica dos Curdos, que partilham uma ancestral identidade indo-europeia com o grosso dos Europeus.