quarta-feira, fevereiro 10, 2016

PNR SAÚDA RETOMA ESTATAL DA TAP

O Governo vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP, e voto de qualidade, resultado das negociações com o consórcio “Atlantic Gateway”, que detinha 61% do capital do grupo, dono da transportadora aérea. A “Atlantic Gateway” fica agora com 45%, podendo chegar aos 50% com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.
O PNR congratula-se com a iniciativa deste Governo que permitiu ao Estado ter recuperado parte da empresa, emendando parcialmente as consequências do crime levado a cabo pelo anterior Governo de Passos Coelho. A recuperação ficou abaixo do prometido e muito aquém do desejável, mas não deixa de ser positiva.
Contrariamente aos políticos neo-liberais, o PNR considera que a TAP deveria estar na mão do Estado. O único argumento para a sua venda cai por terra como um “castelo de cartas”. A TAP só deu prejuízo porque teve à frente dos seus destinos gente manifestamente incapaz ou manifestamente capaz de tudo. Mas alguém acredita que uma empresa privada compra uma empresa que nunca dará lucros?
Para o PNR, a privatização da TAP foi cuidadosamente planeada, entre os sucessivos governos, a administração e com a colaboração dos Sindicatos traidores.
A maior prova reside no facto de os novos donos terem mantido a quase totalidade da anterior administração e na completa ausência de greves, a partir do momento da venda.
Lembramos que uma empresa controlada pelo Estado pode e deve ter as suas contas equilibradas. Basta que se nomeie para os órgãos de gestão gente conhecedora do sector e que os governos exerçam a sua função fiscalizadora.
Uma empresa controlada pelo Estado pode ter um papel no desenvolvimento da economia e na justiça social, diferente pela positiva, em relação a uma empresa privada, em que o lucro está normalmente acima de tudo, sobretudo quando detida por pessoas que nem são portuguesas.
O PNR espera que, com esta recuperação de activos, a TAP continue a ser uma bandeira de Portugal e ao serviço do país, da economia e dos Portugueses e que, pelo contrário, não se venha a tornar em mais um “elefante branco”, em estilo de PPP, no qual a parte privada fica com os lucros e a parte do Estado fica com as despesas. Estaremos atentos.
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Fonte: http://www.pnr.pt/tap-foi-reconquistado-o-que-e-nosso/

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Residente de Calais conta como é viver num paraíso multicultural:

https://www.youtube.com/watch?v=UKAQX74yRyc

10 de fevereiro de 2016 às 14:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em New Hampshire, o milionário Donald Trump teve mais do dobro do segundo classificado e o socialista democrático Bernie Sanders deixou Hillary Clinton a mais de 20 pontos de distância.


http://observador.pt/2016/02/10/donald-trump-bernie-sanders-rente-nas-primarias-do-new-hampshire/

10 de fevereiro de 2016 às 18:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mais dinheiro dos nossos impostos para pagar a ma gestão, o buraco financeiro da tap.
Preferia que fosse privatizada assim nao saia nem mais um tusto. A economia se encarregaria de dar rotas. A Ryanair e Easyjet e Transavia colmatavam logo as rotas europeias em falta. Rotas pros EUA parece que a Lufthansa no porto anunciou mais uma. Enfim a seu tempo outras empresas se encarregariam de colmatar as falhas da ma gestao da TAP. Mesmo que ficassem a faltar algumas rotas, mais valia isso do que andarmos a pagar balurdios de prejuizos atras de prejuizos.

10 de fevereiro de 2016 às 21:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

Se for privatizada sai um tusto à mesma ou mais que um tusto - o negócio faria com o que o Estado continuasse a «renegociar» a dívida. Mais da mesma vergonha - lucros para o privado, custos para o povo. E se pagamos prejuízos, é porque a actual direcção, que foi lá posta para privatizar aquilo, não actuou da melhor maneira, mas agora, curiosamente, ficaria lá, após a privatização...

11 de fevereiro de 2016 às 00:38:00 WET  

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