terça-feira, fevereiro 16, 2016

BATALHA DE KARUSE...


A dezasseis de Fevereiro de 1270 as forças pagãs do Grande Ducado da Lituânia infligiram clara derrota às tropas cristãs da Ordem Livónica, também conhecida como Irmãos Livónicos da Espada, ramo da famosa Ordem Teutónica, braço armado alemão da Cristandade. A Ordem Livónica, estabelecida em 1202, estava apostada em converter ao Cristianismo as populações da actual Letónia e Estónia. Dominou o Povo dos Semigalos (tribo sita numa área que abrangia parte da Letónia e norte da Lituânia) em 1250. Após as derrotas da Ordem Livónica na Batalha de Skuodas em 1259 e na Batalha de Durbe em 1260, os Semigalos revoltaram-se. Traidenis, que se tornou no grande duque da Lituânia por volta de 1269-70, apoiou a rebelião. No Inverno de 1270, a Ordem Livónica invadiu a Semigália. Contudo, ao tomar conhecimento de que um vasto exército lituano também estava na área, o mestre Otto von Lutterberg, comandante da ordem, levou a cabo uma retirada para Riga. Os Lituanos marcharam para norte, chegando à ilha de Saaremaa, que conseguiram alcançar porque o Mar Báltico estava nesse momento congelado. O exército lituano saqueou a zona, tomando portentoso saque de guerra. Não é nítido se os Semigalos se juntaram aos Lituanos e participaram na campanha.
O mestre da Ordem, Lutterberg, reuniu um vasto exército de cavaleiros livónicos, soldados do Bispado de Dorpat, do Bispado de Ösel-Wiek, da Estónia dinamarquesa, bem como de tribos locais dos Livs e dos Latgálios. Há um ano que a Ordem se preparava para a expedição e marchou para norte, ao encontro dos Lituanos. Os exércitos encontraram-se na ilha gelada estoniana de Muhu.
Foi a quinta maior derrota da Ordem Livónica e da Ordem Teutónica no século XIII. Quase tudo o que é sabido do confronto está na Crónica Livónica em Rima, que dedicou à batalha 192 linhas. Aqui, diz-se que mil e seiscentos soldados (número eventualmente exagerado) lituanos morreram em combate, enquanto do lado da Ordem se perderam cinquenta e dois cavaleiros (incluindo o próprio mestre Lutterberg) e seiscentos homens a pé.
Para levantarem o moral, o vice-mestre Andreas von Westfalen decidiu alcançar uma vitória rápida. A meio de 1270, ficou a saber que havia outra incursão lituana na Livónia e levou para lá os seus soldados. Enquanto os seus cavaleiros resistiam, os lituanos atacaram-lhe o campo e mataram von Westfalen e mais vinte cavaleiros, naquilo que ficou conhecido como a Batalha de Padaugava, que foi a décima maior derrota dos Cavaleiros Teutónicos. Em 1279, Traidenis tornou a bater a Ordem Teutónica, desta feita na Batalha de Aizkraule...
*
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Karuse

* * *

Devido à desproporção das forças militares - de um lado, tribos pagãs locais, do outro, a Cristandade potencialmente em peso - os Lituanos acabaram por ter de aceitar o credo do Judeu Morto. Foram provavelmente o último Povo pagão da Europa. Mas a sua resistência demorada permitiu que muito do seu património religioso se preservasse, daí que actualmente a sua renovação pagã, ou seja, o retorno ao culto dos seus Deuses Nacionais, esteja particularmente pujante.


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/02/16/daesh-na-belgica-policia-detem-10-pessoas-em-bruxelas-por-suspeita-de/

16 de fevereiro de 2016 às 19:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2016/02/16/austria-reforca-controlo-de-fronteiras-para-travar-entrada-de-migrantes/

16 de fevereiro de 2016 às 19:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O problema Caturo que guerra entre a religiões da autentica Europa que representa não apenas os paganismos étnicos antigos dos povos europeus, mas diversos novos movimentos religiosos raciais atuais como movimento da criatividade de Ben klasser é ateu ou Nazi Satanismo,Hitlerismo esotérico que são ocultistas ,Wotanismo é pagão entre outras religiões pro-brancas e da religião Antieuropa que por sua vez representado pelo cristianismo, não ainda não acabou. Vivemos a queda da religiosidade cristã entre os países brancos-uma ascensão da mentalidade pós-secular entre os mesmos é uma evidente retorno dos antigos deuses tribais, para compensar isso os líderes cristãos apoiam imigração para aumentar seu rebanho, não são os judeus, mas os cristãos os traidores, mas o tiro irá sair pela culatra, pois muitos desses não-brancos são fanáticos religiosos de outra fé medieval:Islã. Penso que as religiões são micro-organismos que estão sujeitas a vida e morte e renascimento como ideia de civilizações cíclicas do Oswald Spengler, mas diferença que é religião não civilização base de tudo. creio que as religiões são criados pelo inconsciente racial ou pelo própria natureza que é também inconsciente para tentar religar inconsciência do eu individual com inconsciência coletiva seja da raça a qual pertenço,civilização,a natureza,o mundo, o universo ou própria vida dai nome religião, pois tradução latim para nosso idioma é religar. Estamos vivendo o fim da era cristã e ascensão das religiões tribais brancas, criei uma nova religião chamado identitarismo racial branco me considero identitário, pois tenho diferenças teológicas com outros credos brancos e por que gosto do rotulo identitário, o que achar Caturo?, criem algo original ou não?.

16 de fevereiro de 2016 às 20:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Esse rapaz que segura o pote é uma delícia não podemos permitir que gostosuras destas sejam extintas.

16 de fevereiro de 2016 às 21:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«criei uma nova religião chamado identitarismo racial branco me considero identitário, pois tenho diferenças teológicas com outros credos brancos e por que gosto do rotulo identitário, o que achar Caturo?,»

Para quê criar uma nova religião se as religiões europeias já existem?

17 de fevereiro de 2016 às 06:13:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home