segunda-feira, fevereiro 15, 2016

PETIÇÃO CONTRA A GARRAIADA NA QUEIMA DE FITAS DO PORTO

Perante a possibilidade da garraiada voltar a estar incluída no programa da Queima das Fitas no Porto, surge novamente uma petição com o intuito de impedir que tal aconteça. 
Reconhecendo tal “evento” como um acto de tortura e exploração animal, pretende-se que a Federação Académica do Porto ouça os estudantes e restante comunidade e impeça que a garraiada manche as tradições académicas este ano e nos seguintes. 
Consideramos que esta petição não se destina exclusivamente a membros da Universidade do Porto, uma vez que qualquer pessoa pode assistir à garraiada, e também porque o sofrimento animal é um assunto que diz respeito a todos. Assim, esta petição pode e deve ser assinada por quem não se revê na utilização de animais para entretenimento humano. 
A FAP e respectivas Associações de Estudantes não se podem continuar a demitir de representar a comunidade estudantil. Não podem continuar a ignorar quer os direitos dos animais, quer a vontade da maioria dos estudantes, que claramente não se sente representada por esta actividade, nem dá o seu consentimento para que tal seja realizada. 
É uma vergonha que se gaste anualmente mais de 4 mil euros a financiar um “evento” que nada tem a ver com a missão que guia as associações de estudantes. A garraiada não pode constar mais um ano no programa da Queima das Fitas do Porto, mantendo-se um embaraço para toda a Academia. 
Assine esta petição para que a Queima das Fitas seja reconhecida pela diversão que proporciona e não pelo sofrimento que causa em animais inocentes e indefesos. É necessário mudar mentalidades. É necessário mudar atitudes. 
(Texto originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

Para assinar, aceder a esta página: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=fimdagarraiadaporto