sexta-feira, janeiro 22, 2016

PRIMEIRO-MINISTRO FRANCÊS RECONHECE: VINDA MACIÇA DE REFUGIADOS É UM PERIGO SÉRIO PARA A EUROPA

A crise de refugiados representa um sério perigo para a Europa, declarou nesta sexta-feira (22) o primeiro-ministro de França Manuel Valls em entrevista à BBC, realizada à margem do Fórum Económico Internacional em Davos.
"É exactamente a Europa que pode morrer, e não o espaço Schengen. Se a Europa não conseguir defender as suas fronteiras, então a própria ideia de Europa será questionada" – disse o ministro ao responder a uma pergunta sobre os perigos do grande fluxo de migrantes para o espaço Schengen.
Valls explicou que não é a própria Europa que irá padecer, mas sim o "projecto europeu", os valores europeus, os conceitos da Europa. Nas palavras do político, por vezes surge um sentimento de que a Europa não tem fronteiras, e, no entanto, elas existem e devem ser defendidas. Segundo o ministro, a Europa precisa de tomar medidas de controle urgentes sobre as suas fronteiras externas.
O ministro francês alertou que a Europa precisa de declarar com firmeza que não aceitará todos os refugiados, caso contrário as sociedades europeias serão "totalmente desestabilizadas".
Junto a isso, o político destacou a "coragem" da chanceler da Alemanha Angela Merkel na questão dos refugiados, mas deixou claro que a sua política de "venham, vocês serão aceites" pode levar à enormes mudanças na União Europeia.
O ministro francês atentou ainda para o facto de a crise migratória atingir não somente a Alemanha, mas também a Áustria e países nórdicos e dos Balcãs.
No ano passado mais de um milhão de pessoas, principalmente de origem norte-africana e do Médio Oriente, pediram asilo na Alemanha.
O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. A área criada em decorrência do acordo é conhecida como espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. Trata-se de dois acordos diferentes, embora ambos envolvendo países da Europa.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160122/3369452/premie-franca-crise-refugiados-pode-destruir-europa.html#ixzz3xziH4MxZ

* * *

Significativo... afinal os imig... os migr... os refugiados não eram só meia dúzia de pessoas coitadinhas que não ia custar nada inserir nas sociedade europeias... afinal os Nacionalistas tinham mesmo razão quando alertavam para o perigo imenso que uma entrada maciça de alógenos representava para a Europa...
É também muito sintomático que o primeiro-ministro francês, que foi um dos críticos mais ferozes e alarmistas, e desonestos, da ascensão democrática da Frente Nacional (FN), acabe por «parecer» contradizer-se, como o autor do texto acima acaba por indicar, passo a citar: «Nas palavras do político, por vezes surge um sentimento de que a Europa não tem fronteiras, e, no entanto, elas existem e devem ser defendidas.» Por um lado, persistem tiques do costumaz discurso universalista de Esquerda, visceralmente anti-fronteiras, mas depois convém perceber que sem as fronteiras não há sequer segurança para os Europeus... se Valls o diz por perceber realmente o perigo que se perfila no horizonte da Europa ou se o diz porque quer fazer crer ao povo que também ele próprio está interessado em defender os Europeus e que por isso o povo pode ficar descansadinho e deixar de votar nos «racistas» da FN e afins, isso fica por saber...