sexta-feira, janeiro 22, 2016

CONTOS DE FADAS TÊM ARCAICA ORIGEM INDO-EUROPEIA

«A Bela e o Monstro», um dos contos de raiz milenar

A origem de alguns contos de fadas é mais antiga do que se pensa e remonta até à Idade do Bronze, há cerca de 6.000 anos, segundo um estudo internacional co-assinado pela investigadora portuguesa Sara Graça da Silva.
Publicada hoje, na revista Royal Society Open Science, a investigação de Sara Graça da Silva e do antropólogo Jamie Tehrani determinou que, recorrendo a métodos da biologia, algumas histórias de transmissão oral "têm heranças ancestrais comuns", que remontam a um período de 2.500 a 6.000 anos.
"A origem dos contos tradicionais tem sido um dos temas mais discutidos e é um dos maiores mistérios da área. Alguns defendem que tem uma origem literária recente, do século XVI", explicou à agência Lusa Sara Graça da Silva, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), da Universidade Nova de Lisboa.
O que a investigadora portuguesa e o antropólogo Jamie Tehrani, do Reino Unido, fizeram, foi recorrer a métodos filogéneticos - utilizados em Biologia para comparar espécies - para traçar uma árvore linguística no que toca às histórias que são transmitidas pela oralidade.
Para este estudo, que durou dois anos, os autores analisaram 275 tipos de contos em 50 populações indo-europeias, o que permitiu ver como é que a distribuição era feita e se a transmissão podia ser prevista pela proximidade geográfica e linguística.
Os autores identificaram 76 casos, entre os quais as histórias "A bela e o monstro" e "The smith and the devil", que têm essa herança ancestral comum, muito anterior ao que tem sido discutido.
Segundo Sara Graça da Silva, os resultados desta investigação vão ao encontro da tese dos irmãos Grimm, que defendiam que as raízes dos contos é muito antiga.
Para a investigadora portuguesa, este estudo é um contributo numa perspectiva evolutiva para essa discussão sobre a antiguidade dos contos populares, de fadas ou ditos tradicionais, que passam de geração em geração, são contados e recontados há dezenas de anos.
"O nosso alcance vai além dos debates sobre a origem, pode interessar até do ponto de vista da linguística, da genética. Os contos são muito desconsiderados, mas é incrível [o contributo] para o estudo do comportamento humano, sobre a tomada de decisões, sobre a moral. Muitos dos temas são universais, sobre a punição, a recompensa, a morte, a moral e a imoralidade", disse.
Formada em Humanidades, Sara Graça da Silva é investigadora do IELT desde 2013.
*
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/alguns-contos-de-fadas-de-tradicao-oral-sao-mais-antigos-do-que-se-pensa-estudo_n889764
*
Mais: http://phys.org/news/2016-01-phylogenetic-analyses-fairy-tales-older.html

O estudo: http://rsos.royalsocietypublishing.org/content/3/1/150645



* * *

Oportunamente dir-se-á aqui mais qualquer coisa sobre este estudo, que é demasiadamente importante para ficar limitado a um só artigo. Neste tema reside o grande fundamento identitário da Europa. É como um fio condutor que permite fazer nova luz sobre a raiz da estirpe. Conforme se diz no abstracto do estudo, «encontramos fortes correlações entre as distribuições de um número de contos populares e associações filogenéticas, mas não espaciais, entre populações, consistente com os processos verticais de herança cultural.»
Trata-se de um património propriamente étnico que precede a Bíblia e até a Mitologia Grega, constituindo a mais antiga memória conhecida da Europa árica.


Um dos mapas que pode ser visto no estudo a representar os diversos Povos indo-europeus. A laranja os Latinos, a verde os Célticos, a vermelho os Germânicos, a fucsia os Balto-Eslavos, a cinzento os Albaneses, a azul claro os Gregos, a castanho os Arménios e a azul escuro os Ário-Irânicos



10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Logo irá aparecer novos "pesquisadores" que desmentirão esses estudos e irão garantir que os contos de fadas surgiram na Africa negra.

23 de janeiro de 2016 às 00:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

como andamos a lidar com atrasados mentais e selvagens, até fazem apps para os refugiados serem ensinados a nao darem palmadas nos traseiros..

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/aplicacao/app-ensina-refugiados-a-nao-darem-palmadas-nos-traseiros-das-mulheres

23 de janeiro de 2016 às 14:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Depois de uma rapariga russo-alemã de 13 anos ter sido violada durante 30 horas por invasores muçulmanos na Alemanha, 400 imigrantes russos no país juntaram-se e vingaram-se à boa maneira russa:



http://rense.com/general96/russgermmuslim.html#sthash.o01lqj96.dpuf

23 de janeiro de 2016 às 14:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...




http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0095660



"Our analysis supports the hypothesis that violence between groups can be inhibited by physical and political boundaries. A similar analysis of the area of the former Yugoslavia shows that during widespread ethnic violence existing political boundaries did not coincide with the boundaries of distinct groups"

23 de janeiro de 2016 às 15:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

92% dos criminosos de extrema-esquerda alemães vivem na casa da mamã, LOL:



http://www.europeanguardian.com/80-uncategorised/politics/699-german-federal-office-for-the-protection-of-the-constitution-92-of-hard-left-violent-offenders-live-with-their-mother


"Most politically motivated violent crimes come from the leftist scene," said Berlin's Interior Senator Frank Henkel

23 de janeiro de 2016 às 15:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«
http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0095660»

Muito obrigado... parece um estudo excepcionalmente valioso.

25 de janeiro de 2016 às 18:46:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Caturo, deixo-te aqui mais umas quantas pérolas do mesmo link que te trouxe há uns dias, só para te ir mantendo informado. Mais uma vez, estás perfeitamente à vontade para não publicar. Não precisas sequer de responder, apenas acho que deves estar ao corrente disto.

http://gangdaervilha.blogspot.pt/2016/01/werner-sombart-os-judeus-e-vida.html#comment-form

«Thor 25 de janeiro de 2016 às 23:21

Santon, eu conheço o "Gládio" desde 2008.

ele não é igual ao Olavo, porque o Olavo é conservador e este filho da puta é mais anarco-liberal e "progressista"...ao menos no "Gládio".

só que o gajo tem outro blogue chamado "Totalitarismo Universalista" onde se faz passar por "Afonso de Portugal" ou, pelo menos, usa a conta dele muitas vezes (tanto me faz) e aí, esse "Afonso" já é mais ao estilo do Olavo conservador.

o gajo tem um desequilibrio e uma perturbação qualquer...ele dantes tinha montanhas de comentadores no "Gládio", agora só tem lá 2 ou 3 gatos pingados, que apenas usam o blogue para despejar links e notícias de vez em quando.

ele já ficou queimado e desmascarado como sionista histérico que insulta toda a gente e recorre a cyber bullying.

não se deve perder demasiado tempo, nem tentar resolver a "charada", eu já desisti de tentar perceber se ele é mesmo assim maluquinho ou se é agente mossad/sionista.
eu acho que pode ser agente, mas também não garanto. digo "acho", com os dados que tenho, porque ele pode-se fazer de burro, mas não é burro nenhum e tem acesso a coisas e dados que um blogueiro comum não poderia ter JAMAIS.

é complicado. e também sempre que acontece alguma coisa, aproveita isso para meter o nome da cia e mossad ao barulho (escreve mossad com letras grandes) e fazer ironia melodramática : "a mossad controla tudo, está em todo o lado e vê tudo, e controla o ar que vocês respiram", etc, etc

não percebo porque é que ele usa aquelas duas contas: "Caturo" e "Afonso de Portugal", se o gajo é mesmo maluco ou se é só uma estratégia para tentar "agradar" a liberais e conservadores.

(...)

até te digo mais, o tempo que perdi lá com aquele filho da puta e outros atrasados mentais que por lá gravitavam ("Afonso", Nacional-liberalista, Titan, etc) foi tempo em que não estive a ver documentários sobre o sionismo, a ler documentos sobre o sionismo, info sobre atentados false-flag e vacinas e fraudes, e etc

aquilo é um antro de neo-cons e "moderados" que só ladram contra a esquerda, nunca contra a direita, quanto mais contra os judeus.

(...)

uma coisa é certa, mesmo que esse Caturo/Afonso não seja judeu, e há fortes probabilidades de que assim seja... mas mesmo que não seja judeu, é garantidamente um criminoso/delinquente que não respeita propriedade privada e anda metido com judeus, como um certo marrano neocon pseudo-nacionalista que também não respeita propriedade privada e vou ter que ajustar contas com esses dois delinquentes criminosos mais dia menos dia. e vai ser na base da força bruta e não do diálogo e muito menos da "justiça".

estou aqui desconfiado e tenho um feeling que esse marrano neocon enfezado, comenta como anónimo e também como "nacional-liberalista". mas é só um feeling que tenho.
»

Só não sei que o outro "marrano" a quem ele se refere. Mas isso é menos importante.

Saudações nacionalistas!

26 de janeiro de 2016 às 13:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ehneheh, ele que venha dar cá a sua força bruta, pode ser que tenha finalmente arranjado tomates para isso, isto se não pagar a ninguém para fazer o serviço por ele, que é mais de acordo com o estilo do Brunácio Cacareja-de-longe... Está doente de todo, piora a cada dia. E depois insiste que eu e tu somos a mesma pessoa, porque lhe custa que haja mais gente a pensar como eu na blogoesfera portuguesa, mas depois no fim já fala em «dois»... é a deficiência mental profunda do costume, daquela que aqui expôs às catadupas enquanto não foi daqui expulso (e dar a entender que lamenta o tempo que perdeu aqui até tem piada, um merda daqueles que passava a vida a dizer que se ia embora e nunca mais desaparecia), mas se um dia destes ficar bem claro, à vista de todos, que tu e eu não somos o mesmo, quase que aposto que o filho de uma grande puta de merda, prenhe de esperteza saloia, ainda é capaz de dizer «ai, como é que eu podia saber?, eles escreviam da mesma maneira, eles é que deram a entender que eram a mesma pessoa...». É o estilo desse merda.

E essa de dizer que eu sei coisas que um blogger comum não podia saber, bem, quer-se dizer, não é que eu esteja agora a embandeirar em arco por causa disso, mas sabe sempre bem receber um elogio sincero, mesmo que da parte de um invertebrado imperialmente burro que nem um cepo...

Saudações e força nisso.

26 de janeiro de 2016 às 16:17:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

«E depois insiste que eu e tu somos a mesma pessoa, porque lhe custa que haja mais gente a pensar como eu na blogoesfera portuguesa»

Eu não acredito que ele ache mesmo que somos a mesma pessoa... ele é decididamente muito pouco inteligente, mas não acredito que seja assim tão paranóico. O que ele pretende é outra coisa, só ainda não percebi exactamente o quê. É precisamente por isso que acho este comportamento recente estranhíssimo, mesmo para os padrões dele, sobretudo no que respeita a estas ameaças.

Há já largos meses que não interajo com ele, nem falo dele no meu blogue. E julgo que, no teu caso, a situação é a mesma. Então porquê estas ameaças, logo agora que estávamos cada um em seu canto? Vejo quatro possibilidades:

1. Quer armar-se em "durão" perante os seus novos "amigos" do blogue da ervilha.
2. Quer ver se desencadeia alguma reacção da nossa parte, sobretudo da minha, porque sabe que eu percorro frequentemente os blogues nazionalistas.
3. Quer tentar fazer a cabeça a outros nazionalistas para fazer com que vão atrás de ti.
4. A vida pessoal tem-lhe corrido mal (ele pode estar desempregado ou ainda viver em casa dos pais) e quer vingar-se do mundo de alguma forma.

Este rancor, ao fim de tanto tempo, não é normal. Até porque se alguém tivesse razão para ir às trombas de outra pessoa, seríamos nós. Foi ele que veio fazer festival para o teu blogue e depois para o meu, não fomos nós que fomos para o seu chiqueiro.


«(...) se não pagar a ninguém para fazer o serviço por ele, que é mais de acordo com o estilo do Brunácio Cacareja-de-longe.»

Já não digo nada! Entre esse episódio de Entrecampos e a mítica tirada dos "bisontes", não me parece de facto que ele tenha coluna vertebral para mais do que isso. Seja como for, peço-te, como camarada e amigo, que encares a ameça com alguma seriedade. Os indíviduos que guardam este género de rancores tendem a ser mesquinhos e a fazer coisas inesperadas.

Dou-te um exemplo: no meu antigo trabalho, tive um conflito com um tipo com o perfil do ex-ariano. Um covardezinho passivo-agressivo. Depois de várias discussões acaloradas, o animal nem me conseguia olhar nos olhos. Mas um dia cheguei ao parque de estacionamento e tinha os quatro pneus do meu carro totalmente rasgados... os quatro!!! Tenho quase a certeza que foi ele, mas não o consegui provar.


«se um dia destes ficar bem claro, à vista de todos, que tu e eu não somos o mesmo, quase que aposto que o filho de uma grande puta de merda, prenhe de esperteza saloia, ainda é capaz de dizer «ai, como é que eu podia saber?»»

É que não tenho a menor dúvida! Um dos frequentadores do blogue da ervilha já lhe disse várias vezes que a teoria afonso = caturo é ridícula e ele respondeu: "são o mesmo, tenho a certeza ABSOLUTA, escrevem tudo igual, são ambos sionistas, ambos usam sarcasmo e ironia, só não vê quem não quer!"

Até tenho vontade de fazer Print Screens de todas essas tiradas para ficarem para a posterioridade mais tarde...

26 de janeiro de 2016 às 22:07:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto mais fala com CERTEZAS mais se enterra e perde credibilidade. E essa é a parte mais gira porque sempre tentou afectar a minha credibilidade - a «garantia» de que sou meio indiano, de que ele costuma dar juras pela mãezinha, tinha essa intenção, como ele próprio disse, na mesma caixa de comentários em que lhe gozei o focinho por causa do episódio de Entrecampos. Mais uma vez, tudo o que ele tenta vira-se contra si próprio, é uma anedota pegada. E se fizeres esses print-screens então aí é que ele se atira ao ar de todas as vezes em que pedir provas de ter dito isto ou aquilo e levar em cheio nas ventas com a confirmação de que o disse realmente.

O rancor dele não é normal, mas não parecer atrofiado nunca foi o seu forte.

26 de janeiro de 2016 às 22:16:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home