sábado, dezembro 12, 2015

PACIENTES «REFUGIADOS» TERÃO DIREITO EM PORTUGAL A FAZER EXIGÊNCIAS DE ACORDO COM A «CHARIA» OU LEI ISLÂMICA

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/n/501034   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
Os refugiados que forem acolhidos em Portugal terão direito a escolher serem atendidos por médicos de sexo diferente. A hipótese é apenas um dos cuidados explanados num guia de 112 páginas, de que o jornal i dá conta, elaborado pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) para os profissionais de saúde.
O guia contempla a possibilidade de, por questões culturais e religiosas, mulheres refugiadas possam recusar serem atendidas por homens, mas também o inverso (homens evitarem o atendimento por parte de profissionais de saúde femininas). Mas este mesmo guia salienta vários cuidados a ter na hora de escolher, por exemplo, a dieta de um refugiado.
O guia sugere que a carne de porco e seus derivados devem ser evitados. Mas podem ser também excluídas outras carnes, devido ao facto de os animais não terem sido mortos de acordo com rituais que os refugiados possam respeitar.
Bebidas alcoólicas que possam fazer parte de "temperos, caldos, marinadas e sobremesas" também devem ser evitadas, havendo inclusive conselhos sobre os cuidados a ter na roupa usada, na hora de atender refugiados.
Embora este tipo de conselhos e restrições já tenham suscitado críticas, o mesmo guia elaborado pela DGS, com o envolvimento não só de profissionais de saúde mas também de especialistas em relações internacionais, realça que os refugiados "possuem especificidades que podem comprometer o acesso a uma alimentação adequada e a cuidados básicos de saúde, influenciando a morbilidade e a mortalidade nos grupos afectados".
Lido de outra forma, o guia acaba por defender a adaptação a costumes culturais alheios, a bem da saúde, conseguindo-se assim evitar que algum refugiado não aborde, perante o médico, um determinado problema de saúde, pelo simples facto de nunca ter sido atendido por um médico de sexo diferente.

* * *

É assim o retorno, paulatino, do «respeitinho que é muito bonito», doutros tempos... quem diria, há duas décadas, que um documento emitido pelo Estado iria manifestar tão pormenorizada preocupação com requisitos de uma religião...
Enfim, é uma religião alógena, aliás, a «religião do Outro» por excelência, a do mais acirrado inimigo histórico do Ocidente - claro que a elite, militantemente xenófila, tinha de estar solícita diante das suas exigências.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/12/13/sondagens-a-boca-das-urnas-indicam-que-frente-nacional-de-le-pen-nao-vence-qualquer-regiao-apos-2-volta-das-eleices-regionais-francesas/

Isso deve ser dito com as devias ressalvas! Acho que era esperado de certa feita. Os merdias e os demais partido se uniram e os merdias fizeram campanha!

13 de dezembro de 2015 às 20:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E mesmo agora vi na RTP uma reportagem em que refugiados de diversas origens se queixam de dificuldades de integração em Portugal!

Sempre reparei nisso: todos os cuidados são poucos para agradar a esta gente, nunca estão satisfeitos, é preciso sempre mais ajudas e benefícios e apenas o Ocidente tem o ónus de salvar toda a gente, como se fosse o irmão mais velho que, paternalista, cuida da criancinha incapaz de responder por si.

Culpo muita gente pelo actual estado das coisas e do rumo que o mundo esta a tomar por força de ideologias políticas e sociais com as quais lavam a cabeça das pessoas. Culpo, inclusivamente, pessoas próximas que demonstraram não serem capazes de pensamento individual e que cederam o cérebro ao Politicamente Correcto, porque são medíocres, porque papam tudo o que lhes dão porque são sugestionáveis, porque têm medo de ir contra a corrente e uma enorme necessidade de aceitação social. Entretanto, quem se vai fodendo é o proscrito, que tem que gramar as consequências de se pôr em prática linhas de pensamento que analisam o mundo de modo distorcido.

13 de dezembro de 2015 às 20:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home