segunda-feira, dezembro 28, 2015

MILITANTE DO DAESH CONFESSA QUE FOI TREINADO NA TURQUIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20151226/3168499/militante-do-daesh-entrevista.html#ixzz3vdgBapkZ
*
As Unidades de Protecção Popular (YPG), organização armada curda, conseguiram aprisionar vários militantes do Daesh depois de combates no norte da Síria. A Sputnik conseguiu falar com um dos prisioneiros.
Abdurrahman Abdulhadi, de 20 anos de idade, é sírio de origem árabe. Foi feito prisioneiro pelas forças curdas em Dezembro de 2015, na aldeia de Heresta, região de Al-Hasakah. O irmão dele continua combatendo no Daesh, também conhecido como Estado Islâmico.
Segundo Abdulhadi, juntou-se às fileiras do Daesh em 2013.O soldado disse que no Daesh lutam muitos militantes turcos e que ele foi treinado em Adana, uma das principais cidades turcas:
«Em Agosto de 2014 fiz a instrução militar, dirigida por um dos emires do Daesh em Adana. Éramos  60, a instrução passou na aldeia perto do aeroporto. De manhã acordávamos, praticávamos desporto. Uma vez por semana praticávamos tiro, ensinaram-nos a usar os AK-47, metralhadoras e outros tipos de armas».
O militante frisou que o treinamento passava na Turquia já que os comandantes do Daesh consideravam que era mais seguro do que na Síria. Não era possível ensinamento militar na Síria por causa dos bombardeamentos.
Além disso, Abdulhadi disse que o campo de treinamento em Adana foi apresentado à imprensa como um campo do Exército Livre da Síria, considerado na Turquia como «oposição moderada»:
«Nos média escreveram que tivemos treinamento no campo militar do Exército Livre da Síria mas, na verdade, todas as 60 pessoas que lá estavam integravam o Daesh. Eram cidadãos sírios, muitos deles de início tinham chegado à Turquia para ganhar dinheiro, depois aderiram ao Daesh».
O prisioneiro também disse que o seu encargo principal da organização terrorista era encontrar sírios que tivessem chegado à Turquia:
«Estabeleci contactos com os sírios pela Internet, ajudei-os a chegar à Turquia e começar o treinamento… Depois do treinamento, enviávamo-los para Urfa, dali para Raqqa. De Raqqa eram distribuídos por várias regiões da Síria».
Abdurrahman Abdulhadi também revelou a origem dos armamentos dos terroristas:
«As armas eram fornecidas ao Daesh a partir do Iraque em carros civis sob disfarce de ajuda humanitária, alimentos. Os armamentos pesados eram fornecidos de al-Shaddadi [cidade no nordeste da Síria]. Também estive lá por algum tempo, trabalhei no reconhecimento do Daesh. O comandante enviou-me para a aldeia de Efir, na região de Hol. Passei lá uma noite, na noite seguinte, em 11 de Dezembro de 2015, as tropas das YPG atacaram as nossas posições e capturaram-nos aos dois. Na povoação de Hol, o emir era um francês chamado Abu Yuahya».
O militante capturado disse que tem pena de ter entrado no Daesh: «O que eu pensava do Daesh e o que enfrentei na realidade são coisas diferentes».

* * *

É mais uma achega a mostrar de que lado está de facto a Turquia.