segunda-feira, dezembro 28, 2015

IGREJA CATÓLICA NO CANADÁ ACUSADA DE CRIMES GRAVES CONTRA ÓRFÃOS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20151225/3165591/Igreja-Catolica-orfaos-de-Duplessis.html#ixzz3vdZqsDC1
*
Uma negociata criminosa envolvendo a Igreja Católica teve lugar no Canada nos meados do século XX, mas a justiça ainda não está reposta.
Nos anos de 40-60 do século passado as autoridades da província canadiana de Quebec e a Igreja Católica realizaram uma negociata. O chefe do governo de Quebec na altura era Maurice Duplessis. O objectivo principal da negociata foi obter mais subsídios federais. Por isso foi decidido declarar 300 mil crianças sãs, abandonadas pelas suas mães solteiras, como mentalmente doentes. Assim, a Igreja Católica podia arrecadar mais dinheiro para o seu sustento. A negociata tinha consequências horrorosas. Crianças normais foram tratadas como deficientes. As crianças eram usadas como objectos para testes de medicamentos, eram espancadas e até estupradas e mortas. Muitos desses órfãos tentaram cometer suicídio, tomavam drogas, sofriam da impossibilidade de arrumar a sua vida, ter família e filhos. Os que sobreviveram até ao dia de hoje lutam para que a sociedade preste atenção ao seu caso. Foram denominados como “órfãos de Duplessis”.
Lucien Landry, que agora é o presidente do Comité dos Órfãos de Duplessis disse que teve de passar por muitas coisas terríveis enquanto foi órfão.
“Fui levado à clínica de Mont-Providence, cujo nome foi depois alterado para Rivière-des-Prairies. Estive lá por um tempo desde 1954 até 1961. Depois fui levado a um outro local ainda mais fechado da sociedade. Foi a clínica de Saint-Jean-de-Dieu, uma clínica psiquiátrica. Como nos tornámos adultos e começámos a reagir às coisas que faziam connosco, começámos a defender-nos”, disse.
Landry afirmou que os órfãos tentavam fugir e por isso confiscavam a sua roupa, deixando-os só com pijama. Não tinham o que calçar, só meias. Foram obrigados a trabalhar em várias partes da clínica. Os órfãos estavam expostos a muitas torturas.
“Lembro-me bem daquele momento quando fui levado à clínica <…>, fomos expostos a testes, chamaram-nos de “estudos farmacêuticos”, testaram em nós a técnica de duche gelada e vários medicamentos”, disse Landry.
Segundo Alain Arsenault, advogado de Montreal que trata dos casos contra a Igreja, declarou que foi somente o governo de Quebec que decidiu compensar o dano moral enquanto a Igreja ignorou o caso completamente.
“O papel da Igreja neste assunto foi central. Foi a Igreja que encontrou a medida para ganhar mais dinheiro com os seus orfanatos, acolhendo crianças sãs e pondo diagnósticos de doenças psíquicas não existentes. Por isso receberam mais subsídios do Estado. O culpado principal neste assunto é a Igreja Católica de Quebec ao qual ajudaram o estado e médicos. A Igreja nunca se desculpou por nada”, afirmou Arsenault.
Segundo o advogado, a Igreja recusa-se a admitir a sua culpa esperando que depois de algum tempo as pessoas se esqueçam do que tem feito.
Arsenault conhece pessoalmente muitos dos órfãos de Duplessis que são personalidades notáveis que foram privados da infância feliz e cuja vida foi arruinada por este intuito de receber mais dinheiro.
Em 2006, o governo de Quebec declarou que pagaria uma compensação de 26 milhões de dólares aos “órfãos” mas com a condição que não vão lançar um caso no tribunal contra a Igreja Católica da província. Parece que ainda até agora as pessoas que aguentaram sofrimentos graves não conseguiram repor a justiça.
Há muitos outros casos quando a Igreja Católica cometeu crimes. Por exemplo, nos anos de 90 tornaram-se públicos os casos de abuso sexual de crianças irlandesas por padres católicos em orfanatos e escolas dirigidas pela Igreja Católica. Mas ao invés do caso de órfãos de Duplessis, este caso tornou-se um escândalo. Mesmo o Papa Bento XVI escreveu uma carta pedindo desculpas pelos crimes do clero católico.

* * *

E continua esta malta a ter toneladas de crianças a seu cargo... e faz até campanha contra as adopções por casais homossexuais, como se fosse ela própria um modelo de virtude e boa formação... 
É como uma espécie de sociedade secreta que, por estar em grande parte a coberto da vigilância pública, cria automaticamente uma zona de sombra propícia aos mais repugnantes abusos. O poder em excesso, sem mediação democrática, dá nisto mesmo.