sexta-feira, dezembro 25, 2015

BRUNEI PROÍBE A CELEBRAÇÃO PÚBLICA DO NATAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/12/23/brunei-proibe-a-celebracao-do-natal/
 - http://www.dailymail.co.uk/news/article-3371614/Islamic-nation-Somalia-follows-Sultan-Brunei-s-example-bans-Christmas-celebrations-contrary-culture.html#ixzz3vC1jOAkf
*
O Natal foi proibido no Brunei. Todos aqueles que festejarem a quadra podem incorrer em pena de até 5 anos de prisão e uma multa de 18 mil euros.
A decisão partiu do Sultão Hassanal Bolkiah. Os não muçulmanos podem continuar a celebrar a natividade desde que o façam discretamente, “dentro das suas comunidades e desde que informem as autoridades”.
Em comunicado, o ministro dos Assuntos Religiosos,Yang Berhormat Pengiran Dato Seri Setia Dr Hj Mohammad Pengiran Hj Abd Rahman, explica que estas medidas pretendem “controlar a celebração do Natal excessiva e abertamente” pois isso “poderia prejudicar a fé da comunidade muçulmana”.
A organização Human Rights Watch criticou a medida do monarca, considerando que representa uma “violação flagrante da liberdade de religião e que não tem justificação”.
Entre as proibições estão a exibição de símbolos religiosos, velas, árvores de Natal, canções de Natal ou enviar desejos de Bom Natal ou Boas Festas.
Nas redes sociais proliferam mensagens de repúdio à decisão do monarca, grande parte proveniente de muçulmanos.
O pequeno país, situado na ilha do Bornéu, tem pouco mais de 400 mil habitantes, 65% professam o Islão, 9% por cento o Cristianismo.

* * *

Falta dizer que aquilo ali é por fases, conforme se lê aqui: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3371614/Islamic-nation-Somalia-follows-Sultan-Brunei-s-example-bans-Christmas-celebrations-contrary-culture.html#ixzz3vC1jOAkf... a segunda fase vem em Maio, quando se proibir o consumo de álcool e passar a punir o furto com chicotadas e mutilação... um ano depois, é a terceira e última fase, com a prática de apedrejamentos por adultério, sodomia e insultos ao Alcorão e/ou ao profeta muçulmano Maomé...

Mais uma sociedade muçulmana que não sabe que o Islão é tolerante... precisa que a politicagem correcta dimiesca e genericamente pró-muçulmana lhe vá ensinar a ser muçulmana em condições...
Ou então está pura e simplesmente a ser coerente, porque a charia manda mesmo que numa sociedade muçulmana os cristãos e os Judeus recebam um certo e determinado quinhão de tolerância: podem celebrar o seu credo, desde que baixem a bolinha e não o mostrem publicamente...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/12/25/papa-francisco-pede-recompensa-para-todos-os-que-socorrem-o-refugidos/

25 de dezembro de 2015 às 19:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/12/25/mensagem-de-natal-de-rei-filipe-vi-de-espanha-esbarra-nas-criticas-de/

25 de dezembro de 2015 às 20:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2015/12/23/campanha-hungara-aumenta-xenofobia-contra-os-migrantes/

25 de dezembro de 2015 às 20:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home