segunda-feira, dezembro 14, 2015

FRENTE NACIONAL NÃO GANHA MAS TRIPLICA A VOTAÇÃO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/12/13/franca-le-pen-falha-vitoria-mas-triplica-votos/
*
A Frente Nacional falhou uma inédita vitória nas eleições regionais francesas, mas triplicou o número de votos em relação ao escrutínio de 2010. O partido de extrema-direita de Marine Le Pen estava lançado para um triunfo histórico depois de liderar em seis das 13 regiões na primeira volta.
Um reforço de 10 % na participação terá tirado o doce da boca de Le Pen, que não deixou de celebrar vitória. “Em relação às últimas eleições regionais em 2010, as nossas listas passaram de 9,17% para 30 % dos votos nesta segunda volta, cinco anos depois. Apesar de tudo, a Frente Nacional vai ser a principal força da oposição na maioria dos conselhos de regionais de França”, declarou.
Os socialistas venceram em 5 regiões, Nicolas Sarkozy e o seu Partido Republicano foi o mais votado. Mas a vitória soube a pouco para o antigo presidente da República. “A mobilização a favor dos nossos candidatos na segunda volta não deve servir, sob qualquer pretexto, para nos fazer esquecer os alertas que foram enviados a todos os responsáveis políticos, nós incluídos, na primeira volta das regionais”, alertou.
Apesar de alguns candidatos do Partido Socialista terem abandonado a corrida na primeira volta, a formação pode ser considerada a grande derrotada já que em 2010 conseguiu a vitória em todas as regiões, excepto numa.
Manuel Valls, primeiro-ministro socialista, reagiu. “Esta noite, não há alívios, triunfalismos ou mensagens de vitórias. O perigo da extrema-direita não está afastado, longe disso. Não esqueço os resultados da primeira volta e de eleições passadas. E eu meço a responsabilidade que é minha, nossa, do meu governo sob a autoridade do presidente da República”, declarou.
Para já o mapa político francês ainda é cor-de-rosa e azul, com excepção da Córsega onde venceram os nacionalistas.
Resta agora esperar pelas presidenciais de 2017 para saber se a tendência de subida da extrema-direita se confirma.

* * *

Aconteceu, enfim, o que se esperava que acontecesse e diz muitíssimo sobre a elite político-cultural reinante: uma vez que o que interessa a tal gente é acima de tudo impedir que o povo possa ser defendido contra o ideal mundialista anti-fronteiras, toda a classe política dominante uniu-se contra os Nacionalistas, como de resto já tinha acontecido no início da década de 2000, quando Jean-Marie Le Pen, então líder da FN, passou à segunda volta das eleições presidenciais, batendo o socialista Leonel Jospin e enfrentando o conservador Jacques Chirac, acusado de corrupção, que acabou por ganhar porque a Esquerda declarava que era melhor votar num vigarista do que deixar um «fascista» ganhar... Aconteceu também o mesmo na Suíça, ao longo dos últimos anos, em que todos os partidos da classe política reinante se uniram contra o nacionalista SVP/UDC para que este não dominasse o parlamento. O que de facto se verifica é que o SVP/UDC não se deixou ir abaixo por causa disso, e não só não foi abaixo como continuou a ser o partido mais votado do país nos últimos dez anos e este ano venceu as eleições com ainda mais votos do que tinha tido anteriormente... a pouco e pouco persistiu e agora já tem dois ministros no governo. De modo similar, constata-se que a FN francesa não desarma - e desta vez alcança o feito de, contra tudo e contra todos, tendo do seu lado «apenas» o povo, triplicar os votos. É obra, no mínimo. O seu eleitorado está consolidado. Dizer-se que o voto na Extrema-Direita é um «voto de protesto» já não pega há que tempos. A FN é agora um partido tão grande como o partido socialista francês, ou seja, está como uma das três grandes forças partidárias. E a marcha continua. Já estiveram os Nacionalistas franceses mais longe do poder. 


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez vemos como democracia é a grande aliada do nacionalismo. kkkk

14 de dezembro de 2015 às 19:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

Exactamente - a Democracia a sério, que só sendo falsificada é que não dá mais poder aos Nacionalistas, como agora se voltou a constatar, através de um sistema de bónus para o mais votado.

15 de dezembro de 2015 às 03:48:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home