quarta-feira, novembro 11, 2015

REFUGIADOS SÍRIOS DESISTEM DE VIR PARA PORTUGAL

Uma família síria, de cinco pessoas, desistiu à última hora de vir viver para Portugal. Do grupo inicial de 22, chegaram no domingo ao aeroporto da Portela (Lisboa), 17 refugiados que fizeram escala em Munique. "Estas pessoas escolheram vir para o nosso país, mas estão sempre a tempo de desistir dessa opção", disse o director-adjunto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luís Gouveia, sem avançar os motivos que levaram a família a recusar Portugal como destino. 
Nos últimos dois dias vieram do Egipto 39 refugiados oriundos da Síria, Eritreia e Sudão, e que foram acolhidos por instituições de Penela, Sintra e Lisboa.
*

* * *

Para quem é refugiado, até têm uns comportamentos muito selectivos...
Não é que me importe por os ditos sírios não quererem ficar em Portugal, acho até que os eritreus e os sudaneses deviam seguir-lhes o exemplo, mas o que neste caso e em muitos outros deve aproveitar para se salientar é isto: um refugiado só é refugiado até chegar ao país mais próximo que não esteja em guerra. A partir do momento em que queira passar para outro Estado, deixa de ser refugiado e passa a ser imigrante económico, como bem faz notar o BNP: