sexta-feira, novembro 13, 2015

DEZENAS DE MILHARES DE POLACOS MARCHARAM NO DIA DA NAÇÃO CONTRA A IMINVASÃO


Agradecimentos a quem aqui trouxe o texto da notícia seguinte: http://pt.euronews.com/2015/11/11/extrema-direita-reune-milhares-de-pessoas-em-dia-nacional-da-polonia/   -   Página com vídeo incorporado
*
Dezenas de milhares de manifestantes marcharam em Varsóvia no dia nacional da Polónia, numa manifestação organizada pela extrema-direita.
25 mil pessoas de acordo com a polícia, 50 mil segundo os organizadores, caminharam quatro quilómetros nas ruas da capital polaca.
Houve alguns momentos de tensão, mas não se registaram distúrbios.
Um pouco por todo o país houve celebrações. O principal evento aconteceu na praça Pilsudski, na capital, com a presença do presidente Andrzej Duda e a nata da política europeia.
A Polónia reconquistou a independência em 1918, depois de várias regiões terem sido partilhadas pela Rússia, pela Prússia e a Áustria.

* * *

Já se sabe - quanto mais a Extrema-Direita fala em discurso directo ao Povo, mais o povo apoia a Extrema-Direita, porque o Nacionalismo, sendo a concretização formal e política do instinto da Estirpe (que diz «Nós em primeiro lugar»), constitui precisamente a tendência ideológica com maior potencial de crescimento no seio de qualquer povo. Este é o motivo pelo qual a Democracia é uma aliada natural das formações nacionalistas que saibam ser democráticas.