sexta-feira, novembro 13, 2015

PRIMEIRO-MINISTRO QUERIA ALTERAR LEI CONSTITUCIONAL PARA VER SE AINDA PODIA CONTINUAR O SERVIÇO QUE TEM ANDADO A FAZER...

Jorge Lacão considera que é um acto de desespero político o desafio lançado por Passos Coelho de rever a Constituição para permitir novas eleições legislativas.
“É um acto desesperado porque parece indiciar que à Direita os seus responsáveis não se conformam com a possibilidade de o Parlamento ser verdadeiramente a casa da democracia”, acusa o antigo líder parlamentar do PS, em declarações à rádio TSF.
“O primeiro-ministro quer colocar em causa um dos fundamentos do regime constitucional”, acrescenta o socialista, concluindo ser “inaceitável” que alguém tente “alterar as regras da democracia por não se sentir conformado”.
De forma idêntica pensa José Manuel Pureza. O deputado do Bloco de Esquerda considera que, além de uma atitude de “desespero”, se trata de “um artifício e de uma proposta apenas para agitar o debate político”, dado que “para haver uma revisão constitucional é necessária uma maioria de dois terços” na Assembleia da República.
Da parte do PCP, a reacção surge pela voz de João Oliveira, que na antena da TSF também falou em “desespero”. “Um Governo que nunca se conformou com a Constituição e sempre a violou vem agora, depois de demitido, querer fazer um golpe”, atirou o comunista.
Mas as críticas não se esgotam à oposição. Da parte do PSD surge um ex-dirigente a dar conta de que se trata de uma “proposta irrealista” e de um “mero argumento na luta político-partidária”.
A reaxção é do antigo juiz do Tribunal Constitucional Paulo Mota Pinto, que escreve no Facebook que “o apoio do PS é sempre imprescindível para a revisão constitucional, e é sabido que não o dará na actual situação”.
Em concordância com Passos Coelho parece estar o eurodeputado centrista Nuno Melo, que disse aos microfones da TSF que esta é “obviamente uma proposta para levar a sério”, uma vez que “António Costa poderia querer validar este processo [à Esquerda] nas urnas”.
*
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/politica/485916/ato-de-desespero-assim-e-encarada-proposta-de-passos-de-rever-constituicao   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Ainda falta entregar mais uma ou duas empresazitas aos amigalhaços da privatagem, é por isso que o sô Passos não queria largar já o poleiro...