segunda-feira, outubro 19, 2015

PNR JÁ TERIA UM DEPUTADO SE O SISTEMA ELEITORAL EM PORTUGAL FOSSE MAIS DEMOCRÁTICO

Se o sistema eleitoral português preconizasse um círculo único nacional – como sucede para as eleições presidenciais – nas eleições legislativas deste domingo, o panorama no Parlamento seria bem distinto.
A coligação Portugal à Frente (PSD e CDS-PP), juntamente com os votos do PSD sozinho (na Madeira e Açores) e do CDS-PP sozinho (na Madeira) e coligado com o PPM (nos Açores), teria um total de 94 deputados, ou seja menos dez do que os que conseguiu, sem contar com os quatro mandatos dos círculos da emigração, cujos resultados ainda não foram apurados. Os pequenos partidos conseguiriam nove deputados.
O PS teria um grupo parlamentar de 79 elementos, perdendo seis deputados face aos resultados reais.
O Bloco de Esquerda conquistaria 24 mandatos, subindo em cinco o número de deputados, enquanto a CDU passaria dos 17 para os 20 parlamentares.
O PAN – Pessoas-Animais-Natureza entraria pela primeira vez no Parlamento não com um único deputado mas com três.
O PDR – Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, elegeria dois deputados, tantos quanto o PCTP/MRPP de Garcia Pereira. O Livre/Tempo de Avançar elegeria Rui Tavares para deputado, enquanto o PNR – Partido Nacional Renovador também teria um parlamentar.
Estes resultados são alcançados utilizando o método de Hondt.
*
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=793113#.VhJ8CZVlnek.facebook

* * *

A quem é que interessa por isso um sistema eleitoral em que os votos dos cidadãos não são devidamente contabilizados, um sistema eleitoral em que o voto do cidadão tem diferente valor consoante a terra em que o cidadão vota? Tal corrupção da Democracia só interessa aos partidos do arco do poder. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o pnr tinha um deputado e a extrema esquerda sairia bem reforçada...não sei se seria muito melhor em relação aos resultados actuais

20 de outubro de 2015 às 02:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Seria indubitavelmente melhor, uma vez que a Extrema-Esquerda não se revela afinal pior do que a «Direita» do PSD e CDS.

20 de outubro de 2015 às 03:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home