quarta-feira, outubro 07, 2015

IMPRESSÕES DIGITAIS INDICAM RAÇA DOS INDIVÍDUOS

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3253295/Fingerprints-reveal-black-white-Distinctive-patterns-person-African-European-descent.html
*
Nos EUA, um estudo dirigido pela antropóloga Professora Ann Ross, na Universidade da Carolina do Norte, indica que as impressões digitais permitem identificar a raça do indivíduo. Diz Ross que este é o primeiro estudo a observar a questão em detalhe e promete mais desenvolvimentos:
«Muito trabalho adicional tem de ser feito, mas isto promete ajudar a fortalecer a lei. Esta descoberta também nos diz que há um nível de variação nas impressões digitais que é do interesse de antropólogos, particularmente na área das estruturas globais da população.»
Os investigadores, cujo trabalho foi publicado no American Journal of Physical Anthropology, examinaram as impressões digitais dos dedos indicadores de duzentos e quarenta e três indivíduos. Observaram os detalhes de nível um, tais como os tipos de padrões e as contagens de cristas (?), e os detalhes de nível dois, que são sobretudo as variações específicas como as bifurcações, as terminações das cristas e outras estruturas.
Analisaram as impressões de sessenta e uma mulheres afro-americanas, sessenta e um homens afro-americanos, sessenta e uma mulheres euro-americanas e sessenta homens euro-americanos. Não verificaram a existência de diferenças significativas entre homens e mulheres. Em contrapartida, registaram diferenças significativas entre brancos e negros. Ross, que trabalhou no projecto com a estudante Nichole Fournier, assegurou: «Os detalhes de nível dois foi o das bifurcações totais. A frequência do número total de bifurcações diferem significativamente entre os grupos de afro-americanos, mostrando uma mais alta frequência deste elemento.»
Os afro-americanos têm tendência apresentar cerca de cinco por cento mais bifurcações do que os brancos.
Poderão existir mais detalhes nas impressões digitais que conduzam à aquisição de mais informação sobre a ancestralidade dos indivíduos, bem como sobre a identificação de quem esteve presente em cenários de crime.

* * *

Prendam as impressões digitais, que andam a incitar à discriminação racial e não sabem que as raças são uma construção social...