sábado, setembro 05, 2015

UM MÉDICO VETERINÁRIO EXPLICA O QUE ACONTECE AO TOURO NA TOURADA

Os animais humanos e não humanos são seres dotados de sistema nervoso, mais ou menos desenvolvido, que lhes permitem sentir e tomar consciência do que se passa em seu redor e do que é agradável, perigoso e agressivo e doloroso. 
Estes seres experimentam sensações, emoções e sentimentos muito semelhantes. Este facto leva-os a utilizar mecanismos de defesa e de fuga, sem as quais, não poderiam sobreviver. Portanto, medo e dor são condições essenciais de sobrevivência. 
Afirmar-se que nalguma situação não medicada, algum animal possa não sentir medo e dor se for ameaçado ou ferido, é testemunho da maior ignorância, ou intenção de negar uma verdade vital. 
A ciência revela que o esquema anatómico, a fisiologia e a neurologia do touro, do cavalo e do homem e de outros mamíferos são extremamente semelhantes. 
As reacções destas espécies são análogas perante a ameaça, o susto, o ferimento. O senso comum apreende e a ciência confirma-o. 
Depois desta explicação, imaginem o sofrimento horrível que uma pessoa teria se fosse posta no lugar de um touro capturado e conduzido ao “calvário” de uma tourada. 
Conclusão comportamental ética? 
Seres humanos (tauromáquicos) não devem infligir a outros seres de sensibilidade semelhante (touros e cavalos), sofrimentos a que os próprios infligidores (tauromáquicos)não aceitariam ser submetidos. 
Na tourada à portuguesa importa mencionar o terrível sentimento de claustrofobia e pânico que o touro sofre desde que é retirado violentamente da campina e transportado em aperto até à arena. Depois, há o maltrato com a finalidade de o enfraquecer física e animicamente antes de ser toureado. 
Na arena, o touro enfrenta a provocação e a tortura durante a lide e no fim desta, com a retirada sempre violenta e muito dolorosa das bandarilhas, rasgando ou cortando mais o couro sem qualquer anestesia. 
No final de tudo, o animal é metido no transporte, esgotado, ferido e febril, em acidose metabólica horrível que o maldispõe e intoxica, até que a morte o liberte de tanto sofrimento. 
O cavalo sofre um esgotamento e terrível tensão psicológica ao ser usado como veículo, sendo dominado, incitado e lançado pelo cavaleiro e obrigado a enfrentar o touro, quando a sua atitude natural seria a de fuga e de pôr-se a uma distância segura. 
À força de treino, de esporas que o magoam e ferem, de ferros na boca e corrente à volta da mandíbula, que o magoam e o subjugam, o cavalo arrisca morte por síncope/paragem cardíaca, ferimentos mais ou menos graves, até a morte na arena. 
É difícil, senão impossível, acreditar que toureiros e aficionados amem touros e cavalos, quando os submetem a violência, risco, sofrimento.
Questiono-me porque se continua a permitir uma actividade que assenta na violência e no sofrimento público de animais, legalizado e autorizado por lei e até apreciado, aplaudido e glorificado por alguns?

E uma verdadeira democracia não permite nem legaliza a tortura. E você?

Vasco Reis, médico veterinário, 13.6.13
Publicado no Algarve Jornal 123, Portimão, Algarve, Portugal

*

Fontes: 
 - http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/572988.html
 - http://abolicionistastauromaquiaportugal.blogspot.pt/p/os-animais-humanos-e-nao-humanos-sao.html

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um padreco comunista brasileiro escreveu em seu blog:

Por Leonardo Boff, em seu blog:

"A tradição judeo-cristã sempre afirmou: quem acolhe o estrangeiro, está hospedando anonimamente Deus. Valham as palavras da física quântica que melhor escreveu sobre a inteligência espiritual – Danah Zohar: ” A verdade é que nós e os outros somos um só, que não há separatividade, que nós e o ‘estranho’ somos aspectos da única e mesma vida”(QS:consciência espiritual, Record 2002, p. 219). Como seria diferente o trágico destino dos refugiados se estas palavras fossem vividas com paixão e compaixão."

O quetu pesas Caturo

5 de setembro de 2015 às 20:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Celso e quando os defensores do credo multiculturalista vierem com o argumento(puramente retorico, evidentemente) de "alteridade" e de "dialogo entre o 'eu' e o 'outro'". Que argumentos podemos usar para nos defender? Tu fizeste etiquetas com estas palavras? Muitos globalistas, esquerdistas internacionalistas e ate mesmo cristãos quando querem disfarçar sua beatice usam esses termos para confundir os povos nativos. Defendem estes que o EU e o OUTRO são um so! Não seria isso holismo? Teorias holísticas? Algumas religiões da Asia são holísticas, especialmente as da India. Muitos deles são fas de filósofos como Emmanuel Levinas, um comunista de origem judia letão que se radicou na Franca durante a campanha alemã.

5 de setembro de 2015 às 20:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home